segunda-feira, 1 de agosto de 2016

ELEIÇÕES 2016

FIM DE SEMANA DE DEFINIÇÕES
O final de semana praticamente definiu nomes e coligações para as eleições de outubro. Durante a semana que está começando, os ajustes finais serão feitos, principalmente a partir das convenções do PP, hoje, do PMDB dia 4 e do PSDB e PSTU dia 5 de agosto.

A convenção do PP começa às 18 horas e nela se ficará sabendo se o partido acompanhará Sebastião Melo ou Nelson Marchezan. Entre o peemedebista e o tucano, balança o coração dos progressistas.

Dá quase para apostar que o PP decidirá por apoiar Nelson Marchezan Jr, já que o PDT deverá indicar o vice de Melo. Assim, o partido de Ana Amélia deverá indicar o segundo na chapa de Marchezan. Só não se sabe, ainda, o nome de quem poderá, pelo PP, ser o vice do tucano.

Até agora, oito candidaturas já estão definidas: Sebastião Mello (PMDB), Raul Ponto (PT), Nelson Marchezan Jr (PSDB), Luciana Genro (PSOL), Mauricio Dziedricki (PTB), Marcelo Chiodo (PV), João Carlos Rodrigues (PMN) e Fabio Ostermann (PSL). O PSTU poderá lançar Júlio Flores ou apoiar Luciana Genro.

PT CONFIRMA PONT E SILVANA
Com a apresentação de vídeos da presidente afastada, Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, a convenção do PT, que reuniu cerca de mil militantes, confirmou os nomes de Raul Pont (PT) como candidato à prefeito e o da comunista Silvana Conti (PC do B) como vice.

Pont, que foi prefeito entre 1997 e 200, diz que quer “trazer de volta a experiência da democracia participativa, onde cidadãos tenham papel decisivo em obras e na organização dos espaços urbanos”. Para a comunista Silvana Conti, a prioridade é “saneamento básico, fortalecimento do SUS, educação sem mordaça e política de regularização fundiária”

Petistas e comunistas presentes ao ato de indicação do candidato Raul Ponto, deram o tom que será empregado durante a campanha, falando da administração de Sartori, de Temer e no que chamam de “golpe”, referindo-se ao impeachment de Dilma.

O slogan da chapa Pont/Silvana será “Porto Alegre-se, volta Raul”


PTB e mais cinco apoiam Dziedricki
Reunindo PTB, PR, Solidariedade, PSC, PT do B e PRB, a coligação denominada “Novas Ideias”, oficializou o nome do deputado Mauricio Dziedricki como candidato à prefeito. Coube ao PR indicar o Coronel Arlindo Bonete para a vaga de vice-prefeito. Também ficou definido que o PTB terá 54 candidatos a vereadores, ficando aos demais partidos da coligação, as demais 54 vagas.

- Até agora acompanhamos muitas ações e obras que foram entregues para a cidade, mas chegou a hora de cuidar das pessoas, com uma cidade mais moderna, colaborativa e eficaz. Cegou o momento de defender as comunidade, afirmou Dziedricki.

O prefeito José Fortunati, presente como convidado, agradeceu a parceria do PTB em seu governo.

QUEM SERÁ O VICE DE MELO    
Com a desistência de Vieira da Cunha, provavelmente o PDT indicará o vice de Sebastião Melo na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Haverá, no caso, uma inversão no comando da Capital, caso Melo seja eleito. Até aqui, José Fortunati (PDT) é o prefeito e Melo (PMDB), o vice. As posições se inverterão caso o peemedebista vença o pleito.

No PDT, a disputa pela vaga está entre a deputada estadual Juliana Brizola e o vereador Mauro Zacher. Os vereadores já manifestaram o desejo de ver Zacher na chapa, mas a bancada do PDT na Assembleia já anunciou que vai lançar manifesto em defesa da candidatura de Juliana.
Ao mesmo tempo, lideranças do PDT e do PMDB começaram um movimento em favor do nome de Vieira da Cunha para compor a chapa como vice de Melo. O pedetista resiste pois não deseja ser vice depois de ter se lançado candidato a prefeito.

A convenção do PP, hoje, também, poderá trazer novidades. Os presidentes dos 13 partidos que apoiam Sebastião Melo, além do PMDB, entregaram ao presidente Kevin Krieger uma carta apelando para que o PP se alinhe ao bloco. Lembraram, na carta, que o partido integra o governo de Fortunati desde 2004, quando José Fogaça ocupava a prefeitura.

Os aliados de Marchezan Jr argumentam que “nessa aliança o partido não será apenas mais um, mas terá protagonismo na chapa, na campanha e no governo”. Caso o PP venha a apoiar Sebastião Melo, a candidatura de Marchezan pode ficar inviabilizada pois os tucanos não tem a força necessária na Capital.

Eu volto amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário