quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dados sonegados

Infraero não cumpriu determinações

O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou nesta quarta-feira (20) que a Infraero desobedeceu determinação e sonegou à sua equipe de auditoria informações sobre contratos de obras nos aeroportos de Guarulhos, 
Viracopos, Galeão e Brasília
A estatal é sócia com 49% de participação nas concessionárias que administram esses quatro aeroportos.

Procurada , a Infraero informou que ainda não foi notificada sobre a decisão e que "segue à disposição dos órgãos de fiscalização e controle para o pleno esclarecimento dos fatos, em consonância com os princípios de transparência da governança no sentido da busca da melhoria contínua da empresa".

Em 2014, o TCU constatou que a Infraero deixou de fazer uma análise crítica sobre os contratos e os aditivos de obras realizadas de 2012 a 2014 nos quatro aeroportos. Segundo o TCU, a Infraero “simplesmente assinou embaixo”, em vez de cumprir a obrigação de analisar as condições de preço e condições de mercado das contratações.

Depois, o tribunal fez um monitoramento para checar se a Infraero cumpriu as determinações feitas à época, que incluíam a análise dos contratos, mesmo que posterior à contratação. Nesta quarta, o plenário da corte analisou o processo que trata desse monitoramento. A constatação foi que a estatal desobedeceu a decisão e ainda sonegou informações à equipe de auditoria do tribunal.

“Verificamos que a Infraero recebia pareceres de consultorias contratadas pelas SPEs [Sociedades de Propósito Específico], atestando que seguiam condições de mercado e a Infraero concordou sem exercer análise mínima sobre adequação", afirmou o secretário de Infraestrutura de Aeroportos e Telecomunicações do TCU, Marcelo Cunha.

"Ela [Infraero] não exerceu poder de veto e não analisou [os contratos]. Foi uma omissão. Ela simplesmente assinou embaixo”, completou Cunha.
Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário