quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rapidinhas


Comissão de Ética da Assembleia aprova relatório sobre cassação do mandato de Jardel
Em reunião nesta quarta-feira (8), a Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul decidiu pela cassação do mandato do deputado Mário Jardel (PSD). Presidida pelo deputado Juliano Roso (PCdoB), a comissão se reuniu ainda pela manhã para a leitura e apreciação do parecer do deputado Sérgio Turra (PP), relator da subcomissão que elaborou o relatório, mesmo sem ouvir o depoimento do deputado. O parlamentar não compareceu à reunião desta quarta (8) e em nenhuma das três audiências realizadas anteriormente. Ele segue em licença médica por depressão. O afastamento dele vai até julho.

Relator rejeita manobra e mantém pedido de cassação de Cunha
O deputado Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo por quebra de decoro contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu ignorar a manobra de aliados do peemedebista e rejeitar a proposta de, no lugar da cassação, pedir a suspensão por três meses do mandato de Cunha. A decisão será anunciada na próxima terça-feira, quando foi remarcada uma nova tentativa de julgar a ação contra um dos mais poderosos políticos do país. Após cinco horas, a sessão do Conselho de Ética desta terça-feira terminou sem a votação do parecer do relator por causa da ausência da deputada Tia Eron (PRB-BA), cujo voto é considerado fiel da balança para salvar ou absolver Cunha da cassação. Em meio ao sumiço da congressista, o deputado João Bacelar (PR-BA) apresentou um voto em separado pedindo apenas a suspensão do mandato do peemedebista - o que, na prática, já está em vigor há um mês por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

'A crise pode até ser maior do que nos anos 30', diz Meirelles
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil enfrenta a crise mais intensa de sua história e que não será uma surpresa se o recuo do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano for o maior desde que começou a contabilidade nacional no País. Em discurso durante evento no Palácio do Planalto, porém, Meirelles disse que o governo em exercício está tomando “medidas concretas”, avaliando as razões da crise para solucioná-la. “Estamos vivendo crise mais intensa da história do Brasil. Vamos aguardar, mas não será surpresa se contração deste ano for a mais intensa desde que PIB começou a ser medido no início do século 20, até maior do que nos anos 30. É uma crise que gerou 11 milhões de desempregados. Então, nós temos que reverter esse processo”, afirmou Meirelles.

Justiça de São Paulo vai julgar fim de privilégios a Eduardo Cunha
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou que o juiz da 6ª Vara Federal Cível de São Paulo julgue o pedido para suspender os benefícios concedidos ao presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A solicitação faz parte de uma ação popular movida em maio contra o ato da Câmara que concedeu os benefícios ao peemedebista mesmo após ele ser afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal.No dia 20 de maio, o juiz do caso declinou da competência e determinou que a ação fosse encaminhada para Brasília. Mas a partir do recurso do advogado Ricardo Nacle, autor da ação popular, o TRF acabou determinando que a análise do pedido volte para o juiz de São Paulo julgar. Com isso, o peemedebista, que está com o futuro indefinido no Conselho de Ética da Câmara, também pode vir a perder suas regalias.

Operador que teria abastecido conta de João Santana faz delação premiada
Réu na Lava Jato sob a acusação de intermediar propinas do esquema de corrupção que atuava na Petrobras, o engenheiro Zwi Skornicki assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (PMF). Preso desde fevereiro, ele deve começar a prestar depoimentos aos procuradores da República nos próximos dias. Investigadores consideram que a delação de Zwi Scornicki pode revelar se existe elo entre os repasses do operador para João Santana e para a campanha presidencial petista de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário