terça-feira, 28 de junho de 2016

RAPIDINHAS


Auxiliares de Dilma não creem em retorno da petista
Alguns dos principais aliados da presidente afastada, Dilma Rousseff, têm feito avaliações semelhantes às do Planalto sobre suas chances de voltar ao poder: ou seja, pessimistas. Em conversas recentes, esses antigos auxiliares dizem que, politicamente, a situação de Dilma já está definida.  Ainda que tecnicamente seja possível descaracterizar as razões para impeachment, dizem, os senadores já estão convencidos de que ela não tem condições políticas de retornar. (Radar/Veja)

Presidente do Parlamento venezuelano diz que governo de Maduro está em "aviso prévio"
O presidente do Parlamento da Venezuela, o opositor Henry Ramos Allup, afirmou nesta segunda-feira que o governo de Nicolás Maduro está em uma "etapa de aviso prévio", antevendo a destituição do presidente do país. "Para mim, o governo está em época de aviso prévio, como se diz em termos trabalhistas. Não digo que estão trabalhando, digamos que estão é cumprindo a etapa de aviso prévio. Sabem que estão em seus últimos dias e vão pagar, tanto os civis como os militares", disse o deputado opositor em entrevista coletiva no Palácio Federal Legislativo, sede da Assembleia Nacional. Ramos Allup garantiu que, "quando isto acontecer, e será em breve, (os integrantes do atual governo) vão responder na Justiça por suas desgraças".

Espanha registra mais mortes do que nascimentos em 2015
A crise demográfica está se agravando na Espanha, onde o número de mortes superou o de nascimento no ano passado pela primeira vez desde 1941, durante a II Guerra Mundial, quando os dados começaram a ser recolhidos. Em 2015, o número de nascimento caiu cerca de 2%, enquanto o de falecimentos subiu 6,7%, segundo cifras do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Ou seja, o crescimento vegetativo foi negativo, com o saldo de mortes superando o de natalidade em quase 3 mil pessoas. Além disso, a tendência deve permanecer nos próximos anos, alertam as estatísticas. A crise demográfica é tida por especialistas como mais um dos efeitos da severa situação econômica pela qual atravessa o país nos últimos anos.

Petista continua à frente da Telebras, apesar da mudança de governo
Apesar da mudança de governo em 12 de maio, o petista Jorge Bittar continua à frente da Telebras. Desde a chegada de Temer ao poder, Bittar já se reuniu com o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, ao menos três vezes para tratar de assuntos de interesse da estatal. Bittar é um petista histórico. Ele foi eleito quatro vezes deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Também foi, entre 2009 e 2012, secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, na gestão do peemedebista Eduardo Paes. A expectativa é que o presidente interino, Michel Temer, substitua o petista depois de sancionar a nova lei das estatais. O projeto de lei, que foi relatado pelo senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE), dá preferência à escolha de servidores das próprias empresas. Ele, portanto, desestimula a indicação de políticos para o quadro das companhias.

ONU critica abuso de dinheiro público em eventos esportivos
Faltando pouco mais de um mês para os Jogos Olímpicos do Rio, a ONU fez um alerta para o uso abusivo de recursos públicos em megaeventos esportivos. A mensagem foi dada por Zeid Al Hussein, alto comissário da ONU para Direitos Humanos, ao abrir um evento convocado pelo Brasil e outros governos para debater o papel da Olimpíada e da Copa do Mundo no desenvolvimento de diversos países. "Grandes eventos esportivos têm sido frequentemente associados com sérias violações de padrões internacionais de trabalho e direitos humanos, se transformando em exemplos de alguns dos piores instintos humanos, ao lado dos melhores", alertou Zeid, nesta terça-feira, sem citar nomes e nem países. Entre as áreas de "preocupação", Zeid deixou claro que um dos problemas é o "abuso de recursos públicos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário