terça-feira, 21 de junho de 2016

Rapidinhas


Deputados da CCJ aprovam, por unanimidade, cassação de Jardel
Os 11 deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça da AL, votaram favoravelmente ao relatório de Elton Weber (PSB) que sugere a cassação do mandato do deputado Mari Jardel (PSD). Agora, o relatório será votado no plenário da Assembleia. Jardel tentou apresentar defesa na CCJ, mas foi informado que tal ação somente caberia na Comissão de Ética. Se Jardel for cassado, Tarciso Flecha Negra, primeiro suplente da bancada, assumirá em seu lugar.

Dilma confirma encontro com Odebrecht, mas nega doações
A presidente afastada Dilma Rousseff divulgou nota nesta terça-feira, 21, na qual confirma que esteve com o empresário Marcelo Odebrecht, em maio de 2015, por ocasião de uma viagem oficial à Cidade do México, mas nega que tenha tratado de doações de campanha com o empresário. Segundo a nota, o encontro "foi breve" e "o diálogo não tratou de doações". "No encontro, também não se tratou de pagamentos ao jornalista João Santana, responsável pelos programas de rádio e TV na campanha eleitoral", diz o texto, divulgado pela assessoria de imprensa da petista. Para a presidente afastada, "já é público e notório", que todos os pagamentos pelos serviços prestados para sua campanha pela reeleição em 2014, inclusive aqueles ao marqueteiro João Santana, foram feitos dentro da lei e declarados à Justiça Eleitoral. "À produtora de João Santana, os pagamentos totalizaram R$ 70 milhões", afirma.

Grupo criminoso pode ter financiado campanha de Campos em 2010
O esquema criminoso investigado na Operação Turbulência, deflagrada nesta terça-feira (21), pode ter financiado a campanha de reeleição do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em 2010, segundo a Polícia Federal. Também teria envolvimento com a compra do avião Cessna Citattion que caiu em Santos (SP), em agosto de 2014, causando a morte do presidenciável. "O esquema foi utilizado para pagar propina na campanha do governador”, afirmou a delegada federal Andrea Pinho, durante entrevista coletiva no Recife. A operação teve início com investigações sobre a compra do avião, logo após o acidente que matou Campos e outras seis pessoas, mas chegou a um esquema apontado pela PF como responsável pela movimentação de até R$ 600 milhões. Esse montante seria alimentado por recursos de propinas e usado por firmas de fachada e sócios “laranjas” para fazer a lavagem de dinheiro.

Cunha diz que não renunciará e que não tem o que delatar
O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, voltou a afirmar nesta terça-feira (21), que não irá renunciar ao mandato de deputado para evitar uma eventual cassação no plenário da Casa. Ele disse ainda que não tem o que delatar por que não tem "nenhum crime praticado".
Cunha também foi indagado por jornalistas sobre "rumores" de que, diante das denúncias no âmbito da Operação Lava Jato, estaria pensando em fechar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. "Como vocês [jornalistas] viram, eu não renunciei. Além disso, eu não tenho o que delatar, eu não tenho crime praticado, eu não tenho o que delatar. [...] É um tema que repetidamente eu venho falando. Eu estou aqui, toda a boataria que foi feita por vocês [...] eu até compreendo a expectativa, enfim, eu espero que esse tipo de boataria, de expectativa, não por minha culpa esteja mais presente. A minha posição não mudou uma vírgula sobre isso [renúncia]", afirmou Eduardo Cunha.

Russomanno lidera pesquisa em São Paulo
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que o deputado federal Celso Russomanno (PRB) lidera a disputa pela prefeitura de São Paulo, com 26% das intenções de voto. No segundo lugar, há empate técnico. Numericamente, Marta Suplicy (PMDB) aparece à frente, com 10%. Luiza Erundina (PSOL) vem em seguida, com 8%. O atual prefeito Fernando Haddad (PT) tem 7%, e João Doria (PSDB), 6%. Andrea Matarazzo (PSD) e o Pastor Marco Feliciano (PSC) somam 4%, cada um. Em outro cenário com apenas seis candidatos, Russomanno aparece com 34%, seguido por Marta com 13%, Erundina com 9%, Haddad e Doria com 8% cada um e Matarazzo com 6%. A pesquisa também questionou os eleitores sobre rejeição. Haddad foi o mais citado: 46% disseram que não votariam no prefeito de jeito. Marta é rejeitada por 42%. Feliciano é citado por 31% e Erundina, por 29%. Já 24% disseram que não votariam em Russomanno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário