sexta-feira, 10 de junho de 2016

Rapidinhas

   

Pela primeira vez, Suíça liga conta investigada na Lava Jato a campanhas eleitorais
Pela primeira vez, o Ministério Público da Suíça ligou uma conta secreta no país investigada no "caso Petrobrás/Odebrecht" ao pagamento de gastos em "campanhas políticas na América do Sul e Central". A suspeita das autoridades é de que a origem do dinheiro é criminosa. O MP suíço não informou quais políticos ou partidos estariam ligados a essas campanhas, mas procuradores em Berna afirmam que o dinheiro depositado na conta está bloqueado e que esses dados foram solicitados por autoridades brasileiras.  A informação foi passada ao Jornal Estado em resposta a perguntas da reportagem relacionadas à notícia de que o lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propinas pela Operação Lava Jato, fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal brasileiro. Preso desde 23 de fevereiro de 2016, Zwi Skornicki repassou US$ 4,5 milhões para a conta secreta na Suíça do marqueteiro do PT, João Santana -preso com a mulher, Mônica Moura, em Curitiba, alvos da Operação Acarajé, desdobramento da Lava Jato. 

Desemprego já atinge um em cada quatro jovens com menos de 25 anos, aponta Ipea
O agravamento da crise econômica intensificou o nível de desemprego no Brasil, principalmente entre os mais jovens. Levantamento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) aponta que um entre quatro brasileiros com menos de 25 anos está desempregado.  O estudo também mostra que, no universo das pessoas atingidas pelo desemprego, a situação é mais grave no Nordeste, entre mulheres e jovens, entre pessoas com ensino médio incompleto e moradores das regiões metropolitanas. Esse grupo também é composto principalmente por pessoas que não são chefes de família. A taxa de desemprego também atinge mais as mulheres (12,75%) do que os homens (9,48%), mais aqueles que não são chefes de família (15%) do que aqueles que são (6,07%) e mais quem mora nas regiões metropolitanas (11,93%) do que quem mora fora delas (10,13%). 

Teori libera denúncia sobre Cunha para julgamento no STF
O ministro Teori Zavascki liberou para julgamento a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), referente a contas na Suíça atribuídas ao parlamentar. Ainda não há data para o plenário do Supremo Tribunal Federal analisar a acusação. O Supremo já aceitou uma outra denúncia sobre Cunha na Lava Jato, relativa a uma suspeita de que ele exigiu e recebeu ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras. A liberação da segunda denúncia significa que Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, já concluiu sua análise sobre o caso.

Irmão de Garotinho é condenado a 12 anos por exploração sexual
A juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, em exercício na 3ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, condenou a penas de até 31 anos de prisão os 14 acusados de envolvimento no caso que ficou conhecido por "Meninas de Guarus", em que crianças e adolescentes foram exploradas sexualmente no município, no norte do Rio. O ex-vereador e ex-deputado Nelson Nahim terá que cumprir 12 anos de reclusão em regime fechado pela prática dos crimes de estupro, coação no curso do processo, e o artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente - submissão de criança/adolescente à prostituição/exploração sexual. Nahim é irmão de Anthony Garotinho, ex-governador do Rio, e foi prefeito de Campos durante o período em que Rosinha Garotinho, sua cunhada, foi afastada do cargo pelo TRE-RJ, em 2010. Na denúncia oferecida à Justiça, o ex-deputado foi apontado por sua relação com uma adolescente de 15 anos de idade.

Venezuela autoriza 2ª etapa de referendo contra Maduro
A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), Tibisay Lucena, confirmou nesta sexta-feira que a etapa de validação de mais de 1,3 milhões de assinaturas de pessoas que apoiam o início de um referendo para revogar o mandato do presidente do país, Nicolás Maduro, será realizado entre os próximos dias 20 e 24 deste mês. Lucena disse aos jornalistas que após a "apuração" de mais de 600 mil assinaturas, agora terá início à nova fase de cinco dias, para que as pessoas confirmem seu apoio ao processo. Depois, haverá uma "revisão da validação", que se estenderá até o dia 26 de julho. A presidente da CNE informou, além disso, que será publicada a partir de hoje, no site do órgão, uma base de dados com os nomes das 1,3 milhão de pessoas que assinaram o apoio do referendo e, se assim desejarem, possam excluir seus nomes da relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário