terça-feira, 21 de junho de 2016

BOM DIA!

Um alívio até dezembro!

O governador José Ivo Sartori e mais 24 representantes de estados brasileiros, esteve reunido, por mais de três horas,  com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, buscando um acordo sobre a dívida com a União. Finalmente, depois de longa conversa, uma boa notícia: os estados terão carência de seis meses, ou seja, até dezembro e, a partir de janeiro de 2017, as prestações terão um desconto progressivo até julho de 2018.

Pelo acordo firmado ontem, os estados terão 100% de desconto até dezembro e, a partir de janeiro, o desconto cai para 10% a cada dois meses, sendo zerado em julho de 2018. A partir de agosto daquele ano, os estados voltam a pagar integralmente as prestações.

Os 11 estados que haviam conseguido liminares no STF, garantindo a correção das dívidas por juros simples, desistiram das ações na Justiça. A divida que ficou pendente em quase três meses, enquanto valeram as liminares, será quitada em 24 vezes a partir do próximo mês de julho.

Depois de anunciado o acordo, o governador Sartori comemorou o desconto concedido, classificando o resultado como “uma vitória para o Rio Grande do Sul”, mas destacou que a medida não resolverá os problemas financeiros do RS, “mas cria condições de avanços diferentes”.


Ufa! Finalmente uma boa, entre tantas notícias ruins que nos chegam todos os dias. Tanto que, hoje mesmo, o governo deverá quitar a dívida relativa ao 13º terceiro salário de 2015 aos servidores públicos do Estado. Quem sabe, com o alívio que chega através do acordo firmado ontem em Brasília, a questão do pagamento dos salários do funcionalismo, se normalize e os parcelamentos acabem.

Claro que não podemos esperar muito pois, para quem assumiu um Estado completamente falido, cofres raspados, dívidas assumidas, aumentos concedidos sem previsão orçamentária, não deve ser fácil administrar tantos problemas.

Quem me acompanha aqui neste blog, sabe que jamais perdi a esperança de ver o Rio Grande do Sul voltando aos trilhos, superando as dificuldades e provando que os quatro anos passados, principalmente, aprofundaram a crise por culpa da irresponsabilidade de um governo que não soube, ou não quis, administrar com a seriedade desejada por todos nós.

Conforme afirmei no começo da gestão de José Ivo Sartori, sou dos que acreditam que o Gringo terminará seu mandato nos entregando um Estado muito perto do ideal.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário