segunda-feira, 16 de maio de 2016

Rapidinhas


Zelotes: PF indicia 19 em inquérito sobre a Gerdau
A Polícia Federal indiciou dezenove pessoas por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência, no inquérito da Operação Zelotes que apura o envolvimento da siderúrgica Gerdau no esquema. Entre os alvos, estão membros da diretoria da empresa, advogados e conselheiros e ex-conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Os nomes não foram divulgados. Os indiciamentos constam do relatório final da 6ª fase da Zelotes, que foi encaminhado à Justiça na última sexta-feira. Os investigadores suspeitam que a empresa tenha tentado sonegar até 1,5 bilhão de reais por meio de lobistas que pagavam propina no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Em fevereiro deste ano, quando a 6ª etapa foi deflagrada, o CEO do grupo, André Bier Gerdau Johannpeter, filho do empresário Jorge Gerdau, chegou a ser levado coercitivamente para depor na Polícia e escritórios da empresa foram alvo de mandados de busca e apreensão.

CUT recusa convite de Temer para discutir reforma na Previdência Social
Aliada da presidente afastada Dilma Rousseff, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirmou, por meio de nota, que recursou o convite do presidente em exercício Michel Temer uma reunião que será realizada na tarde desta segunda-feira (16) no Palácio do Planalto para discutir uma reforma na Previdência Social. No comunicado, o presidente da central sindical, Vagner Freitas, afirma que "não reconhece golpistas como governantes". Confirmaram presença no encontro representantes das centrais UGT e Força Sindical. Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda) e Ronaldo Nogueira (Trabalho) também devem acompanhar a conversa com os sindicalistas.

Reforma pode combinar idade mínima e tempo de contribuição
O plano do presidente interino, Michel Temer, é negociar no prazo de um mês uma proposta de reforma da Previdência que possa ser apresentada ao Congresso. Hoje, Temer terá reunião com sindicalistas. Para vencer resistências, há possibilidade de um projeto que seja um misto de idade mínima com tempo de contribuição. Seria fixada uma idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e exigido também tempo mínimo de contribuição. Por exemplo: algo entre 40 e 43 anos. Diante do crescimento da expectativa de vida, tem feito sentido no mundo inteiro a fixação da idade mínima. Mas, para os mais pobres, que tradicionalmente começam a trabalhar mais cedo, só a fixação da idade mínima pode gerar uma situação de enorme desigualdade social. Do ponto vista atuarial, faz sentido elevar o tempo de contribuição para 40 anos ou mais. Não será fácil fazer um acordo nessa área, mas ele é necessário em respeito às gerações futuras.

Executiva do PT traça postura diante do governo Temer
A Executiva Nacional do PT se reúne, nesta segunda-feira (16), para definir as estratégias que serão adotadas pela legenda em reação a abertura do inquérito do impeachment e o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). A atuação dos parlamentares no Congresso Nacional como oposição ao governo do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), é um dos assuntos da pauta. Líderes já prometeram uma "oposição responsável". O encontro, que iniciou por volta das 10h30 e só deve ser encerrado no fim da tarde, acontece na sede do PT em Brasília. A expectativa é de que os 21 membros da cúpula petista aprovem um documento para nortear os próximos meses até o julgamento do processo contra Dilma no Senado. O documento será apresentado aos integrantes do Diretório Nacional nesta terça-feira (17). Ao final dela, o texto deve ser divulgado à imprensa.

Após regulamentar Uber, Haddad contrata táxis para trabalhar para Prefeitura
Após aprovar a regulamentação do Uber por decreto, na semana passada, e ter sido alvo de protestos de taxistas, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), autorizou uma experiência-piloto para uso de táxi como alternativa à locação de carros e veículos de representação pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico. Haddad lançou a experiência neste sábado (14) por decreto municipal. A iniciativa vale pelo período de três meses e pode se estender para outros órgãos e entidades da gestão. O decreto autoriza a substituição de veículos de representação por táxis pretos, categoria criada por Haddad no ano passado para competir com o aplicativo norte-americano. Por ser um serviço com proposta de mais conforto e luxo, o táxi preto trabalha com tarifa até 25% mais cara que o convencional e opera exclusivamente por aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário