segunda-feira, 16 de maio de 2016

BOM DIA!

Morreu Cauby Peixoto

Quem tem a minha idade, ou está perto dela, vai lembrar, quem sabe com a mesma tristeza, com o mesmo carinho, de um dos maiores cantores do Brasil e que nos deixou, aos 85 anos, no final deste domingo.

Estou falando de Cauby Peixoto que foi, indiscutivelmente, um dos maiores ídolos do Brasil, que levava multidões aos auditórios da Rádio Nacional, que lotava espetáculos, que vendia milhares de discos e que tinha fãs clubes em quase todas as cidades do Brasil.

Cauby foi sucesso no tempo em que astros  como ele não podiam andar nas ruas pois tinham suas roupas rasgadas, eram abraçados, venerados por pessoas que queriam, pelo menos, tocar no seu ídolo.

Acho que ainda tenho um LP (foto acima), com oito músicas, comprado por meu irmão Dilamar, no final dos anos 50, no auge de Cauby. Nele, o destaque era Conceição, seu primeiro grande sucesso. Não havia uma emissora de rádio no Brasil que não tocasse o disco do Cauby cantando a história da moça que desceu do morro em busca da fama, trocou de nome, “e agora daria um milhão para ser outra vez Conceição”.

Quando Cauby Peixoto surgiu, provavelmente tivesse vinte e poucos anos. Daí para frente, quem conviveu com a época de ouro da música popular brasileira, não esqueceu de sua voz forte, de sua presença marcante nos palcos e, mais tarde, na televisão. Cauby ultrapassou todas as barreiras e permaneceu na memória de quem sabe distinguir um cantor, um interprete, de alguém que não passa de um momento, de fruto de uma mídia que cria nomes que chegam e partem quase que na mesma hora. Ninguém mais lembra, por exemplo, de dezenas de cantores e cantoras que explodiram faz pouco tempo e que não passaram de uma música de sucesso.

Ao lado de Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Miltinho, Angela Maria, e tantos outros, Cauby fez sucesso e levou plateias emocionadas para seus shows até não conseguir mais cantar.

Ao partir, com 85 anos, Cauby Peixoto deixa a saudade de um tempo inesquecível da música brasileira. Sua voz vai permanecer encantando a quem prefere a música eterna, o sucesso de sempre.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário