segunda-feira, 21 de março de 2016

Rapidinhas


Tesoureiro da campanha de Dilma diz que ‘taxista de confiança’ foi à UTC ‘buscar brindes’
O ex-tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff (2010) José de Filippi Junior afirmou à Polícia Federal que João Henrique Worn, seu ‘taxista de confiança’, foi à sede da UTC Engenharia ‘buscar brindes’. A Operação Lava Jato investiga se o ex-tesoureiro recebeu propina da UTC, em decorrência de contratos celebrados com a Petrobrás.  José de Filippi afirmou, em depoimento, que mantém relação com a UTC desde 2006 e que a empreiteira fez doações para a campanha presidencial de 2006 a 2010 de Lula e Dilma, respectivamente. O ex-tesoureiro disse que todas as doações eleitorais estão registradas e foram realizadas por meio de transferências eletrônica. “Nunca realizaram nenhuma transação envolvendo dinheiro em espécie.”

Crise pode adiar reforma da previdência
Por conta da piora da crise política, o Ministério da Fazenda já admite que a proposta de reforma da Previdência Social poderá não ser mais enviada ao Congresso no mês de abril - que era o compromisso inicial do governo.  A ideia da equipe econômica é aguardar o fim das reuniões do fórum da Previdência, no dia 8 do mês que vem, quando o contexto político já estará mais definido, para reavaliar o cenário e depois decidir o que fazer. Além do cenário político turbulento, com o avanço da Operação Lava Jato e de pressões políticas para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o próprio Partido dos Trabalhadores é contra as mudanças na Previdência, apesar de a presidente Dilma ter dito que o tema teria de ser encarado.

Lava Jato dará respostas a intimidações
A força-tarefa em Curitiba deve antecipar uma série de ações ligadas à Operação Lava-Jato como forma de responder às tentativas de intimidação dos investigadores, que se intensificaram nas últimas semanas. Fatos como a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil, as tentativas de desqualificar o juiz Sergio Moro e a entrevista do ministro Eugenio Aragão sedimentaram nos procuradores, delegados e agentes da Polícia Federal a convicção de que haverá uma tentativa de conter as apurações. Em virtude disso, devem ser aceleradas a revelação de documentos apreendidos em fases anteriores da operação, a denúncia de investigados e até novos pedidos de busca e apreensão, condução coercitiva e prisões.

Tarifa dos táxis  vai subir em abril
O sistema de táxis de Porto Alegre sofrerá novo reajuste, dessa vez de 2,95%, balizado pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), considerando o índice acumulado entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, informa a prefeitura da capital. Em janeiro a tarifa havia aumentado em 7,82%. O pedido de aumento, aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), foi encaminhado à prefeitura pelo Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi). A Lei Municipal 11.582/14, art. 39, § 2º garante a possibilidade de reajuste quando os combustíveis sobem 8%, ou acima deste percentual.

Número 1 do tênis diz que homem deve ganhar mais que mulher
Novak Djokovic entrou numa polêmica que vai lhe render críticas de suas colegas tenistas. Ao comentar as declarações do diretor-executivo do torneio de Indian Wells, que disse que as mulheres se aproveitam do sucesso dos homens no mundo do tênis, o sérvio não criticou as frases de Raymond Moore e ainda defendeu que os homens ganhem prêmios melhores que as mulheres do circuito feminino. Após conquistar o torneio com a vitória sobre Milos Raonic, o número 1 do mundo reconheceu que este é um tema “delicado” e que as mulheres merecem “respeito e admiração” por suas conquistas. Mas quando se trata dos prêmios, ele defendeu que os homens levem alguma vantagem. - Eu as aplaudo por isso (as conquistas). Estou dizendo isso honestamente. Elas lutaram pelo que mereciam e conseguiram. Por outro lado, o mundo da ATP deveria lutar por mais (dinheiro) porque as estatísticas mostram que temos muitos mais espectadores nos jogos de homens. Essa é uma das razões pelas quais penso que deveríamos ganhar mais - afirmou o número 1 do mundo.

Fachin será o relator de habeas de Lula
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido nesta segunda-feira relator do habeas corpus em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contesta a decisão do ministro Gilmar Mendes de sustar os efeitos de sua nomeação para a Casa Civil. No fim de semana, a defesa do petista havia recorrido ao Supremo sob a alegação de que a decisão de Mendes teria de ser anulada e o caso ser remetido ao relator do processo da Operação Lava Jato na corte, Teori Zavascki.O habeas corpus de Lula havia sido remetido ao presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, mas esse tipo de recurso não é da competência da presidência do STF e, por isso, o caso foi redistribuído aos demais integrantes do tribunal. Como a decisão atacada é de Gilmar Mendes, o novo recurso não poderia ser remetido ao gabinete dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário