quarta-feira, 9 de março de 2016

Bom Dia!

Intransigências e provocações!

Estou realmente impressionado com o que vem acontecendo com a maneira como se faz notícia nos dias de hoje. Juro que me patrulho, seguidamente, para não ser o soldadinho do passo certo nem para ser melancólico a ponto de repetir que “no meu tempo” as coisas eram diferentes.

Rapidamente, pois não gosto muito de comentar futebol aqui no meu blog, alguma coisa sobre os acontecimentos do último GreNal. 

É impressionante como a crônica esportiva, alguns jornalistas  claramente identificados com os dois clubes, incentiva o triste noticiário sobre o que aconteceu no domingo. Intransigentes ou sensacionalistas, escrevem, perguntam, comentam e incentivam dirigentes e torcedores a incutir na cabeça dos menos avisados, que o ocorrido não foi coisa do futebol e que nunca tinha acontecido antes.

Não estou defendendo a violência nem querendo desculpar quem a comete, mas o lance que resultou na lesão do jogador do Grêmio, foi mais um dos tantos que ocorrem todas as semanas em campos de futebol. Agora, fazer disso um acontecimento que domine os noticiários é, no meu entendimento, provincianismo de quem se mantem defendendo as cores de sua preferência. É só dar uma procurada e encontrarão milhares de casos idênticos, alguns envolvendo os próprios jogadores que participaram do lance polêmico do GreNal.

No terreno político, uma preocupação muito mais grave, pelo que entendo. Ao sair da PF, onde foi depor, não por livre e espontânea vontade, coisa que procurou de todas as maneiras evitar, o ex-presidente Luiz Inácio conclamou aos “cumpanhero’ do PT para que saiam às ruas para lutar contra os que querem o impeachment da presidente Dilma. Iniciou, naquele momento, mais uma fase de sua operação preferida, ou seja, dividir o Brasil entre os que estão do lado dele e os que são contra. Lula, inclusive, propôs que o domingo, dia 13, data marcada faz muito tempo, para manifestações contra o governo, seja utilizado pelos petistas para defender a presidente que ele ajudou a colocar no poder.

Sou francamente favorável a que todos tenham direito a manifestar suas preferências. Quem é contra ou quem é a favor do governo, que se manifeste livremente. É da democracia. O que não é democrático, muito pelo contrário, é incentivar o confronto, é pregar a luta entre manifestantes, inclusive com o risco de graves incidentes entre pessoas que pensam diferente.

Aqueles que incentivam este tipo de coisa, são provocadores e inconsequentes, para dizer o mínimo, pois não pensam em defender nada, pensam somente em tentar apagar o fogo com gasolina. As consequências de gestos como os pregados, inclusive por Lula, podem ser as mais calamitosas para todos.  Não passam de provocadores baratos que esquecem que o calendário oferece o ano inteiro para suas manifestações. Que venham para a rua usar de seu direito democrático, mas sem provocações.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário