terça-feira, 22 de março de 2016

Bom Dia!

E agora, Ministra Rosa Weber?

Depois de Luiz Fachin ter se declarado impedido de julgar o habeas contra a decisão de seu colega Gilmar Mendes, por ser amigo íntimo de um dos defensores de Lula, o STF, por sorteio, passou para a Ministra Rosa Weber a relatoria do caso que terá que decidir se aceita ou não o habeas solicitado pelos advogados do ex-presidente. Se aceitar, Lula vê aumentadas suas chances de assumir  ministério. Neste caso, a ministra assume posição contrária a seu colega de Supremo.

Como todos devem recordar, num dos grampos telefônicos liberados pela Operação Lava Jato, o ex-presidente, que tenta assumir a Casa Civil, para onde foi nomeado e tomou posse, mesmo que temporariamente, pediu ao então chefe da pasta, Jaques Wagner, que falasse “com  a Dilma para que ela pressionasse a Rosa Weber a decidir logo sobre a questão do pedido do MP de São Paulo”. Não se sabe se a presidente Dilma chegou a falar com a Ministra Weber, pois outros desdobramentos da Lava jato aconteceram simultaneamente.

Mas agora, com pressão ou não, Rosa Weber terá que decidir sobre o pedido dos advogados de Luiz Inácio. É um momento importante em que a ministra poderá dar uma resposta, não só aos advogados, mas principalmente ao povo brasileiro, sobre sua independência diante de tentativas de pressão sobre sua atuação.

Como se recorda, na mesma gravação, Lula disse que o STF estava “acovardado” e lembrou ao então chefe da Casa Civil que “se homem não tem saco, quem sabe uma mulher decide”, referindo-se a Rosa Weber.

O que o Brasil está querendo saber, ministra Rosa Weber, é se a senhora faz parte dos acovardados do STF, ou se tem coragem para enfrentar quem diz que a senhora é covarde? Também queremos saber, Ministra, se a senhora vai aceitar a pressão solicitada pelo envolvido, ex-presidente Lula, para que a senhora decidisse logo sobre uma questão que estava em suas mãos.

Eu particularmente, tenho uma curiosidade muito grande sobre a sua decisão, ministra. Até prova em contrário, considero que seus votos são livres, democráticos, jurídicos e jamais covardes. Também acredito, Ministra Rosa Weber, que a senhora não aceitará ser pressionada a decidir sobre interesses pessoais de alguém que liga para a Casa Civil para pedir a interferência da presidente da República sobre uma decisão que só cabe a senhora.

O Brasil inteiro, Ministra, está esperando, ansiosamente, que a senhora mostre independência e que não vai aceitar que alguém que tenta fugir da justiça determine o que a senhor vai fazer. Mostre a todos que não é covarde e que tem independência, Ministra Rosa Weber.

Tenham Todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário