sexta-feira, 18 de março de 2016

Bom Dia!

Vai ter impeachment?

A indicação do ex-presidente Luiz Inácio para o ministério provocou uma onda de protestos no Brasil inteiro. Os que são contra o governo, estão tomando ruas e avenidas em boa parte do Brasil. Os que defendem Lula prometem reagir a partir de hoje.

Em Brasília, no final da tarde, começo da noite de ontem, cerca de seis mil pessoas, conforme dados da Polícia Militar, estavam na frente do Planalto gritando palavras como “Fora Lula” e “Renuncia”. Os manifestantes querem que Dilma deixe o governo, coisa que ela não fará, a não ser que seja decretado seu impeachment.

Por falar em impeachment, ontem foi instalada a Comissão que vai dar andamento ao processo contra a presidente. Basicamente todo o comando da Comissão é formado por aliados de Eduardo Cunha, inimigo de Dilma, e por parlamentares de partidos que formam a oposição ao Planalto.

O presidente será o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) e o relator o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), ambos aliados de Cunha. Representantes do PSDB, PSB e PR completam a chapa. A presidente terá 10 sessões para se defender.

Voltando aos protestos, na Avenida Paulista, manifestantes ocupam a via faz quase 40 horas. Eles estão lá durante o dia e o grupo engrossa a partir do final da tarde. Ontem, praticamente quatro quarteirões da Paulista estavam ocupadas pelos que são contra Dilma e Lula. Para hoje a tarde, está prevista uma manifestação de defensores do governo que ocuparão o vão livre do MASP, na Paulista. Vamos esperar e torcer para que não haja confronto entre os manifestantes.

Aqui em Porto Alegre, desde quarta-feira, manifestantes ocupam a Avenida Goethe em protesto contra a indicação de Lula para a Casa Civil e pelo impeachment de Dilma. Passaram o dia e a noite acampados e hoje, bem cedo, já tomaram a avenida, o que forçou a intervenção da EPTC e da BM.

Pego em grampos da PF, Lula escancarou seu costumeiro destempero contra tudo e todos. Bradando contra a justiça, disse que os ministros do STF e do STJ estavam "acovardados". Houve revolta no Supremo e hoje, como convém, Luiz Inácio disse que respeita o STF e que espera justiça.

Mas que respeito é esse que um dia diz uma coisa e no outro se desdiz. Até as conversas telefônicas serem apresentadas ao público, os ministros do STF eram covardes, a partir de ontem, quando os calos apertaram, passaram a ser respeitados e respeitáveis.

Para completar, a mãe do PAC, de uma hora para outra, coincidentemente depois que anunciou Lula no ministério, tirou o PAC do Planejamento e passou para a Casa Civil, onde estava quando ela comandava a pasta. É manobra sobre manobra para tentar retomar aquilo que todos já sabem faz muito tempo. Os atos de populismo, que certamente voltarão com Lula, caso ele fique na Casa Civil, farão com que o Brasil afunde cada vez mais numa séria e quase intransponível crise econômica. E os que se beneficiarão deles, aplaudirão com veemência.

Enquanto isso, repetindo o que o PT sempre fez contra governos passados, os protestos seguem nas ruas contra o desgoverno e a corrupção. E a pergunta que muitos respondem de uma maneira e outros de outra é: vai ter impeachment? 

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário