terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Rapidinhas


Prévia da inflação é a maior para fevereiro em 13 anos, diz IBGE
O IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, subiu 1,42% em fevereiro, sobre alta de 0,92% em janeiro, informou o IBGE nesta terça-feira. Considerando apenas meses de fevereiro, a taxa é a maior desde 2003, quando registrou avanço de 2,19%. Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 1,30% para o período. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 10,84%, também a mais alta desde 2003, quando atingiu 12,69%.Os três grupos que mais pesaram na alta do índice em fevereiro foram alimentos e bebidas, educação e transporte. Na alimentação, o índice subiu de 1,67% em janeiro para 1,92% em fevereiro. A educação passou de 0,28% em janeiro para 5,91% em fevereiro, o que reflete os reajustes praticados no início do ano letivo, especialmente os aumentos nas mensalidades. No transporte, cuja variação passou de de 0,8% para 1,65%, as tarifas dos ônibus urbanos subiram 5,69%, exercendo a maior influência sobre o índice ao refletir os reajustes em algumas cidades.

Mais de 70% dos venezuelanos querem saída antecipada de Maduro
Mais de 70% dos venezuelanos querem a saída antecipada do presidente Nicolás Maduro, aponta uma pesquisa da consultoria privada Datincorp, divulgada nesta terça-feira. O levantamento também mostra que o referendo revogatório, um dispositivo previsto na Constituição venezuelana, é visto pela população como a melhor alternativa para obter o afastamento do atual chefe de Estado. Das 1.196 pessoas entrevistadas na primeira semana de fevereiro, 72% disseram que querem que o presidente "conclua seu mandato antes de 2019", como defende a oposição. Das opções previstas pela Constituição para que isso aconteça, 29% apoiam que se convoque um referendo revogatório; 14%, uma assembleia constituinte; e 14% preferem um "governo de unidade nacional". A renúncia de Maduro conta com 13% de apoio, enquanto uma intervenção militar desperta simpatia em apenas 2% dos entrevistados.

Marqueteiro do PT está preso em Curitiba
Após ter a prisão decretada na 23ª fase da Operação Lava Jato, o ex-marqueteiro do PT João Santana desembarcou nesta terça-feira (23) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 9h25 do voo vindo de Punta Cana, na República Dominicana. Ao chegar, ele foi preso pela Polícia Federal (PF). De SP, ele seguiu para Curitiba. O marqueteiro chegou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais , por volta das 11h40. A esposa dele, Mônica Moura, também foi presa. Os dois foram encaminhados para a Superintendência da PF em Curitiba, no bairro Santa Cândida. Por volta das 15 horas, eles e outros presos da Lava Jato foram encaminhados para o IML para exame de corpo de delito em Curitiba.

Projeto que reduz salário de Dilma terá urgência Constitucional
Líderes da base reunidos nesta terça-feira com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, assinaram uma ordem de urgência constitucional para que o Projeto de Decreto Legislativo (PDCO) nº 295/15, que trata da reforma administrativa e da redução de salários do Executivo, tenha prioridade nas votações na Câmara. O objetivo do governo é que o projeto chegue a Plenário para ser votado ainda esta semana. A decisão ocorre após reportagem mostrando que, passados quatro meses, a promessa de Dilma de reduzir em 10% o próprio salário, do vice e dos 31 ministros não saiu do papel e todos continuam recebendo R$ 30.934,70 por mês. Além disso, dos 3 mil cargos comissionados que o governo cortaria, apenas 528 foram extintos até agora. O Ministério do Planejamento afirmou que a medida está em curso e sendo feita de maneira gradual e que para esta semana há previsão de publicação de decretos com redução de aproximadamente mais 140 cargos.

"Delcídio vai exercer mandato em sua plenitude", afirma Renan
Na semana seguinte à soltura de Delcídio Amaral (PT-MS), o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que o ex-líder do governo federal na Casa “vai exercer o mandato na sua plenitude e na forma da Constituição federal”. O discurso foi feito em entrevista à imprensa, na manhã desta terça-feira (23).   “É hora de o Senado ouvi-lo e saber o que ele tem a dizer", disse o senador, ressaltando que o petista teve sua prisão de forma "tão rápida e fulminante" que ele não teve tempo de manifestar sua defesa. Delcidio foi preso em novembro acusado de oferecer mesada ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo de delação premiada com a Justiça Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário