sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Bom Dia!

Estamos seguros?

Mais um crime violento foi cometido na tarde de ontem (11) em Porto Alegre. Na esquina da Rua dos Andradas com a General Portinho, homens entraram numa lanchonete e executaram, segundo informações de pessoas que estavam no local,  com mais de 50 tiros, um outro criminoso, foragido do sistema penitenciário, mas lamentavelmente também mataram um homem que, parece,  nada tinha com o caso. Um inocente que estava no lugar errado, na hora errada. O caso aconteceu a cerca de 100 metros do Quartel General da Brigada Militar.

Diante de um fato lamentável como o ocorrido no Centro de Porto Alegre, logo as pessoas passam a reclamar, e muitas vezes me incluo entre elas,  da falta de segurança na cidade e no Estado. Já não podemos andar nas ruas, nunca sabemos se sairemos tranquilos de um banco ou até mesmo de um shopping. Nossas casas são gradeadas, nossos filhos precisam de uma quase superproteção e vivemos em permanente tensão e medo.

Mas será que a culpa de tanta insegurança é exclusividade dos governos atuais? Será que não existem fatores que, aos poucos, fazem com que a violência aumente brutalmente a cada dia? Será que colocar mais brigadianos ou policiais nas ruas, vai resolver o problema? Será?

Tenho quase 75 anos e, com o passar dos anos, vi a violência e a insegurança aumentarem  sem parar. Temos cada vez mais criminosos nas ruas e a vida, principalmente para eles, não vale quase nada, ou nada. Matam por um celular, matam por um movimento do assaltado, matam pelo simples prazer de matar.

Hoje pela manhã ouvi um coronel da BM afirmar que o tipo de crime ocorrido ontem, quase ao lado do QG da Brigada, pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer local. Os criminosos que entraram na lanchonete tinham como objetivo matar o marginal que estava lá, pois sabiam que ele estava no local. Chegaram e não se importaram com as outras pessoas que também estavam no estabelecimento, tanto que acabaram matando uma pessoa que não tinha nenhum envolvimento com o crime. Felizmente, segundo sei, cinco marginais foram presos pela BM. Tomara que fiquem presos e que a justiça, baseada em nossas leis ultrapassadas e caducas, não libere a todos para que matem novamente.

Poso até ser acusado de estar na contramão do pensamento da maioria, mas acho que a criminalidade vem aumentando na proporção direta do aumento dos problemas econômicos e sociais. O péssimo sistema educacional, o desemprego, a falta de perspectiva de uma vida normal, acabam por encaminhar muitos para o crime. Não é justificativa, é constatação. Tudo isso, aliado ao fato de que o consumo e o tráfico de drogas se tornou muito maior, quase que liberado, nos colocam em meio a uma insegurança nunca vista.

Claro que as autoridades tem responsabilidade, mas acho que não só as atuais. Quer culpar, no caso do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, ao governador ou ao prefeito, é tentar simplificar ou, o que é pior, politizar a questão. Afinal, acho que todos concordam que eles seriam os maiores interessados em que atos como o de ontem não acontecessem mais.

Lamentavelmente, mesmo que um esforço muito grande seja feito, acho que ainda conviveremos com a insegurança durante muito tempo. Tomara que eu esteja errado.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário