quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Bom Dia!

O fundo do poço, é logo ali!

Acho que assim como eu, todos os brasileiros, pelo menos os que pensam o país como um todo, estão extremamente preocupados. A situação que se criou com a crise econômica é estarrecedora e, dia a dia, o Brasil escorrega para o fundo do poço.

Basta abrir um jornal, ligar o rádio, assistir televisão, acessar os portais de notícias na internet, para ver que vamos de mal a pior, em todos os sentidos. O desemprego aumenta mês a mês, a inflação cresce sem parar, o rombo nas contas públicas cresce a cada hora e o PIB diminui assustadoramente. Uma previsão otimista do déficit primário do governo em 2015, aponta para mais de R$ 50 bilhões. Mas tem quem afirme que chegaremos perto dos R$ 100 bilhões. É o maior rombo fiscal de toda a nossa história.

Estava lendo na ZH de hoje, matéria que trata do assunto e confesso que minha preocupação aumentou, e muito. Quem tiver alguma dúvida, trate de ler a matéria da Cadu Caldas, ou siga acompanhando o raciocínio que faço nesse comentário.

Desemprego

No Brasil, hoje, quase 2 milhões de pessoas estão desempregadas. É um crescimento de 56,5% nos últimos 12 meses. Em janeiro de 2015, para se ter uma ideia do problema, o desemprego estava na casa de 5,3%. Foi aumentando, aumentando e em setembro chegou aos 7,6%. A falta de espaço para trabalhadores, até os mais qualificados, não tem tamanho. Conheço pessoas que estão desempregadas faz quase um ano e já buscam alternativas que permitam, pelo menos, um folego para sobrevivência.

Inflação

Desde 2003 o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não subia tanto. A previsão de inflação oficial (teto) de 6,5% foi ultrapassada em junho, meio ano depois do começo do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em janeiro, a inflação estava em 5,3%, passando para 6,17% em junho e alcançando 7,64% em setembro. Analistas calculam que o índice estará bem perto de 10% em dezembro.

Crescimento

O desempenho da economia vem piorando a cada mês. A retração prevista pelo mercado para 2015 é de 3,05%, o pior resultado desde 1990.

Iniciamos o ano com um PIB positivo de 0,5%. Em fevereiro chegamos a zero e, a partir de março, começamos a entrar no negativo. Do percentual de -0,66% naquele mês, chegamos a -2,85% em outubro. Lamentavelmente vamos alcançar, ou ultrapassar, a previsão do mercado de uma retração de 3,05% até o final do ano.

Só para aquietar os menos avisados, aqueles que acham que tudo é culpa da imprensa golpista, dos que sentem ódio do PT, lembro que os números postados acima, são fornecidos pelo IBGE, um órgão publico. Imagino que sejam verdadeiros, caso contrário, meus amigos, a situação está prá lá de pior.

Pensando bem, o fundo do poço, está logo ali!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário