segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Bom Dia!

Afinal, quem governa o Brasil?

Há uma controvérsia muito grande, pelo menos no meu entendimento, sobre quem realmente governa o Brasil. Ou quem pensa que governa. É a presidente Dilma, o Luiz Inácio, o Rui Falcão ou o PT?

Não se sabe ao certo se a manobra aplicada pelos dirigentes petistas é para tirar o foco sobre as acusações contra a família Lula da Silva, para desestabilizar a presidente, derrubar o ministro da Fazenda, preparando o terreno para 2018, ou o que.

Ontem, depois das declarações de Rui Falcão, afirmando que a política econômica e seus ajustes contrariam o que o PT quer, a presidente, que está na Suécia, declarou que Levy tem seu apoio, que não deixará a Fazenda e que a política econômica é a que ele prega, assim como todos os ajustes necessários. Para a sorte dele, Dilma não chegou a falar em “nem que a vaca tussa”, o que complicaria a vida do ministro.

A resposta foi dada a jornalistas durante uma entrevista coletiva em que Dilma mostrou-se bastante irritada quando questionada sobre a possível queda do ministro. Chegou a encerrar o assunto afirmando que o caso não está em discussão.

- Ele não está saindo do governo. Ponto. Eu não trato mais do assunto. Qualquer coisa além disso está ficando especulativo, disse a presidente aos jornalistas.

Mas a presidente reforçou a necessidade da volta da CPMF, chegando a afirmar que ela é crucial para que o Brasil volte a crescer, dando força a um dos pontos principais do ajuste fiscal proposto por Levy.

Mas se alguém pensa que as declarações da presidente Dilma são definitivas, provavelmente esteja enganado. Luiz Inácio, Falcão e o PT não deixarão barato. Todos querem impor sua vontade e, de alguma forma, governar o Brasil. Isso ficou muito claro na já demonstrada fajuta, troca de ministros. Ou alguém se atreve a dizer que mudou alguma coisa? Só mudou o que Lula gostaria que fosse mudado, tanto que seus amigos foram, em peso, para o Planalto, onde ele manda e desmanda, por traz dos panos.

Enquanto eles não se entendem sobre quem governa o Brasil, vamos ficando a mercê de uma crise que cresce todos os dias e que está se tornando insuportável. A inflação sobe cada vez mais, os preços estão derrubando toda e qualquer economia doméstica e a previsão para o PIB chega a ser humilhante.

Quem sabe os procuradores da Lava Jato  conseguem colocar um ponto final em tudo, esclarecendo definitivamente o envolvimento da família de Luiz Inácio (ele, filhos, nora, sobrinhos) no grande escândalo financeiro envolvendo a Petrobras e suas ramificações. 

Depois que Fernando Baiano declarou que o ‘irmãozinho’ de Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai, mandava e desmandava na grana das propinas, parece que o horizonte escureceu para o ex-presidente, que já mandou fazer um levantamento nas finanças familiares. Seus filhos enriqueceram da noite para o dia e parece que não foi fruto da capacidade nem do trabalho deles.

Luiz Inácio quer desmentir o indesmentível, ou seja, que ele entrou metalúrgico assalariado no governo e saiu bilionário. Mas, para o Instituto Lula, tudo o que o ex-presidente ganhou, é fruto de suas palestras, pagas pelas empreiteiras, é verdade.

Enquanto isso, seguimos sem saber quem realmente governa o Brasil: Dilma, Lula, Falcão ou o PT?

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário