quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bom Dia!

Revitalização da Orla!

É impressionante como uma parcela da população tem a triste mania de não sair do interior do famoso balaio de caranguejos. Ficam ali, quietinhos até que alguém proponha alguma modificação naquilo que tradicionalmente funciona, ou não, em Porto Alegre. Basta um sinal e eles se movimentam no sentido de puxar, com força, todos os que querem sair para dentro do balaio novamente.

Agora mesmo, depois de uma batalha de não sei quantos anos, a prefeitura conseguiu assinar o contrato para a revitalização de um trecho da Orla do Guaíba. Mas não foi fácil, pois os caranguejos, durante muitos anos, criaram todo o tipo de empecilhos para que a Orla não fosse recuperada. Acho que preferiam do jeito que está, ou seja, um matagal servindo de abrigo a marginais que se aproveitam das condições do local para assaltar, estuprar, usar todo o tipo de drogas e, em alguns casos, até matar.

Sem contar, é claro, com o lado dos que se aproveitam do assunto para buscar dividendos políticos e até mesmo dos que são contra pelo fato de serem do contra sempre.


Mas o prefeito José Fortunati parece que decidiu enfrentar os caranguejos de plantão e assinou o contrato que permite a revitalização da Orla no trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.

Faz alguns minutos que compartilhei a notícia divulgada pelo prefeito nas redes sociais. Bastou que eu compartilhasse para que minha página do facebook passasse a receber comentários depreciativos acompanhados de manifestações de incredulidade, fantasiando o desejo de que, mais uma vez, o que pode servir para melhorar as condições de vida da cidade, seja transformado em cavalo de batalha para os que lutam contra. Parece que alguns são contra tudo.

O pior de tudo é que, assim que a Orla estiver revitalizada, serão os primeiros a desfrutar do espaço, muitos levando a família para passear e aproveitar a beleza do Guaíba num espaço modernizado, limpo e protegido.

Parabéns, prefeito, parabéns Porto Alegre que, apesar dos caranguejos que teimam em permanecer escondidos no balaio, terá mais um espaço para ser aproveitado, e muito, na beira do nosso rio, ou lago Guaíba.

Tenham todos um Bom Dia!   

Um comentário:

  1. Bom dia mestre! Esse "movimento" do contra é muito antigo, culturalmente
    incrustrado na vida da Capital... a análise que fizeste é perfeita, suas mani -
    festações são exaustivas na repetição e falta de originalidade. Os argumen-
    tos que empregam são tão autênticos como uma nota de 3 dólares. Resta
    parafrasear Truman Capote: "... os cães ladram, a caravana passa... " Fraterno abraço.

    ResponderExcluir