segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bom Dia!

Temos sol! Que maravilha!

Depois de não sei quantos dias de chuva e tempo fechado, a segunda-feira acordou com um sol brilhante, forte e quente! Minha mulher abriu as janelas para que ele, desaparecido há dias, entrasse para aquecer o apartamento. Que seja bem vindo, então!

Falando em aquecer o ambiente, a proximidade do fim do prazo para troca de partidos, faz com que as coisas comecem a mudar na política brasileira. 
Juntado-se a ela a criação do partido da Marina Silva, o troca-troca se estabeleceu forte no final da semana e tende a crescer até sexta-feira, dia 2 de outubro, quando termina o prazo para novas filiações daqueles que pretendem disputar as eleições de 2016.

Uma das primeiras consequências, é o final da bancada (?) do PSol no Senado. O único senador eleito pela sigla, Randolfe Rodrigues, anunciou sua ida para a Rede, deixando o partido que apoia o governo para entrar num que, até aqui, parece não apoiar.

Na bancada petista da Câmara Federal, o deputado Alessandro Molon, do Rio de Janeiro, também deixa o PT e se joga nos braços de Marina. Depois de 18 anos de filiação, o carioca deixa o PT, mesmo sendo um dos vice-líderes da bancada. Molon deverá ser o candidato da Rede à prefeitura do Rio.

A ex-senadora Heloísa Helena, candidata à Presidência em 2006 e atual vereadora em Maceió, também deixa o PSol e vai para a Rede. Ela foi expulsa do PT em 2003. Heloísa tem planos de concorrer à reeleição em 2016 e disputar vaga ao Senado em 2018.

Pensando um pouco mais alto, Ciro Gomes trocou o PROS pelo PDT. Ele quer ser candidato do partido em 2018 para o lugar de Dilma Rousseff. Ciro levou com ele, para o PDT, o irmão Cid Gomes, o atual prefeito de Fortaleza, o presidente da Assembleia do Ceará, 79 prefeitos, 10 deputados estaduais e dois federais.

Aqui no Rio Grande do Sul, nada foi anunciado em termos de troca de partidos entre os parlamentares e governistas. O que se sabe, é que algumas filiações serão feitas ainda esta semana, de políticos que pretendem disputar uma vaga na Câmara de Vereadores ou concorrer à prefeitura da Capital ou em algum município.

Quem sabe a chegada do sol não sirva para clarear bem a mente de alguns que, pelo menos até agora, parece que não estão entendo bem o momento político, triste e preocupante que vivemos.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário