quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Bom Dia!

No tempo da ditadura!

Acordei pensando na intransigência dos servidores públicos, muitos portando a bandeira do CPERS, ou seja, professores, impedindo o funcionamento da Assembleia Legislativa no dia de ontem (15), quando seriam votados projetos encaminhados pelo governador Sartori.

Hoje, ao abrir o Facebook, li o comentário de meu querido amigo e conterrâneo, Juarez Trindade de Oliveira, sobre o “movimento” dos grevistas trancando os acessos ao parlamento gaúcho e comparando a ação ao que acontecia nos tempos da ditadura militar, tão combatida pelos sindicalistas e defensores da liberdade.

Nunca é demais repetir que não sou favorável ao parcelamento de salários, que acho que todos devem receber, por menos que seja, seus salários integralmente no final do mês. Apenas tenho me colocado na pele do governador e tentado entender o que fazer para que o RS saia da situação de quase calamidade em que se encontra. Mas não posso admitir que tudo seja culpa do atual governo, que tem menos de nove meses de administração.

Voltando aos acontecimentos na Assembleia, sou obrigado a comparar o que ocorreu lá, com o que acontecia no tempo da ditadura. A diferença é que, no período de exceção, os parlamentos eram fechados por ordem do governo. Ninguém se atrevia a tentar impedir que os governantes fizessem o que bem entendessem. Foram muitos anos, até que houvesse a anistia, em que todas as manifestações populares estavam proibidas.

Pois ontem, servidores estaduais, entre eles um grande número de professores, impediram que o parlamento gaúcho funcionasse. Exatamente igual ao que fizeram os ditadores. E não tentem me convencer de que havia alguma diferença, pois não vou aceitar. Quem esteve na Assembleia Legislativa e impediu seu funcionamento normal, mesmo depois de um acordo firmado entre lideres grevistas e deputados, repetiu exatamente o que acontecia na ditadura. 

Naquela época, deputados eram impedidos de trabalhar por determinação dos ditadores, hoje por uma ditadura sindical.

Mais uma vez fico pensando na irresponsabilidade de alguns professores, felizmente nem todos, que dão um péssimo exemplo a seus alunos, filhos de trabalhadores como eles, mostrando exatamente o que não deve ser feito. Além de impedirem que as crianças tenham acesso ao ensino, ficam dando um triste exemplo aos jovens. Responsáveis pela educação de nossos filhos, o que alguns estão fazendo é deseducar através de exemplos nada recomendáveis. Imaginem quando os alunos se revoltarem por algum motivo e fecharem as escolas, impedindo o acesso de professores.

Quem tem mais ou menos a minha idade, sabe que só no tempo da ditadura os parlamentos eram impedidos de funcionar.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário