terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bom Dia!

A volta do fogareiro!

Quando eu era guri, lá em São Gabriel, não existia fogão a gás. Minha mãe cozinhava num fogão a lenha ou num fogareiro de pressão, com querosene. A gente usava uma bombinha que tinha na parte externa do fogareiro, para dar pressão no fogo, para ele ficar mais forte. Só mais tarde, quando nos mudamos para Porto Alegre, meu pai acabou comprando um “moderníssimo” fogão a gás.

Hoje, ao acessar os portais de notícias, fiquei sabendo que o gás vai aumentar 15%, o que elevará o preço do botijão de 13 quilos para mais de R$ 60. Na minha casa, hoje, a gente paga mais de R$ 50 pelo chamado gás de cozinha.

Fico imaginando o que vai ser das pessoas que, com extrema dificuldade, conseguem comprar um botijão de gás por mês para fazer o café da manhã, o almoço e esquentar a janta. Dificilmente conseguem tudo isso usando apenas um botijão por mês.

Agora pensem em quem ganha pouco mais de um salário mínimo e precisa sustentar uma família de três pessoas. Mesmo que o preço médio, como informam os portais de notícias, seja de R$ 45 o botijão no RS, terão que dispor de mais de R$ 50 por mês, no mínimo, para comprar treze quilos de gás.

Paralelamente, o governo diz que a inflação não passa de 6%. Se for assim, o que justifica um aumento de 15% no preço do gás? É uma mentira em cima da outra e quem sofre, sempre, é quem ganha menos, aqueles que o governo diz que tirou das classes mais baixas e colocou nas mais altas. Tudo mentira.

Depois de ler a notícia do aumento do preço do gás, fiquei pensando na minha infância e lembrei do velho fogareiro de pressão, abastecido com querosene. Acho que ele será, novamente, a solução para os que ganham pouco. Se bem que com o preço dos combustíveis, o litro do querosene não deve estar custando pouco. Quer dizer, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come!

Além do gás, o governo promete aumentar os impostos sobre vinho, celulares e outros artigos que não lembro. O governo precisa de dinheiro para cobrir o rombo que ele mesmo provocou e vai buscar no bolso do contribuinte a solução para os problemas criados por ele, governo. Haja incompetência e falta de vergonha na cara.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário