quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Rapidinhas


Cunha será denunciado hoje e deputados abrem caminho para cassação
Os deputados mais críticos ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estão na expectativa da denúncia que deverá ser oferecida ainda nesta quarta-feira (19), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A reunião, chamada pelo PSOL, deverá ocorrer assim que o procurador divulgar a denúncia. O objetivo é já preparar um pedido de afastamento de Cunha do cargo, além de uma representação ao Conselho de Ética da Câmara, solicitando investigação por quebra de decoro parlamentar. Caso a investigação ocorra e cunha seja considerado culpado pelo colegiado, terá seu mandato julgado, podendo chegar à cassação.

Presidente do PP, senador Ciro Nogueira deve ser 
denunciado ao STF junto com Cunha e Collor
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), está na lista dos políticos que devem ser denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por envolvimento no escândalo de desvios de recursos da Petrobras investigado pela Operação Lava-Jato. Pessoas do grupo de trabalho que atua nas ações contra os políticos disseram a interlocutores que Nogueira deverá ser denunciado no mesmo momento que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Fernando Collor (PTB-AL). 

Renan cancela novamente sessão conjunta do Congresso
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cancelou novamente a sessão de apreciação de vetos presidenciais que ocorreria na manhã desta quarta-feira (19).
Há cinco meses deputados e senadores não se reúnem para tratar das interdições determinadas pela presidente Dilma Rousseff –a última sessão do Congresso ocorreu em 11 de março– e ainda não há previsão da convocação de nova sessão. Os líderes do Senado já haviam decidido não apreciar um dos vetos polêmicos que estavam na pauta: do reajuste do Judiciário, apesar de, desde terça-feira (18), manifestantes terem tomado conta do gramado em frente ao Congresso.

Levy diz que socorro de Caixa e BB ao setor 
automotivo não compromete ajuste fiscal
Um dia depois de a Caixa anunciar R$ 5 bilhões para o setor automotivo, o Banco do Brasil divulgou nesta quarta-feira (19) a liberação de mais R$ 3,1 bilhões. Joaquim Levy, ministro da Fazenda, porém, declarou que as iniciativas dos bancos estatais não comprometem o ajuste fiscal que ele, a pedido de Dilma Rousseff, tenta implementar nas contas do governo.
“Não compromete o ajuste. É um arranjo perfeitamente comercial”, disse Levy, de acordo com o G1, no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) nesta quarta. Esses arranjos "não têm maiores riscos", são "absolutamente normais", e bancos os fazem todos os dias com fornecedores com base na qualidade de crédito de cada companhia, segundo o ministro.

Grupo de Ciro e Cid Gomes dão mais um passo rumo ao PDT
Os irmãos Cid e Ciro Gomes deram mais um passo em direção ao PDT. Em reunião realizada ontem, em Fortaleza, com deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores que estão no PROS, os irmãos Ferreira Gomes defenderam a migração para o partido de Carlos Lupi. A decisão final, no entanto, ainda depende de alguns fatores: comissões vão mapear os conflitos locais com os pedetistas. Um dos principais deles está em Fortaleza. A troca de partidos deve envolver a garantia de que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, terá legenda para a reeleição. O acordo desagrada o candidato pelo PDT no pleito de 2012, Heitor Ferrer, que teve 20,9% dos votos válidos e por pouco não foi ao segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário