terça-feira, 18 de agosto de 2015

Bom Dia!

Greve preventiva!

Mesmo tendo sido mal interpretado por alguns, poucos felizmente, comentei aqui a intenção dos funcionários públicos de decretar uma greve, mesmo que por poucos dias, em repúdio ao parcelamento de salários determinado pelo governador Sartori.

O anúncio foi feito por várias entidades, alegando que o pagamento integral dos salários, com 10 dias de atraso, não invalidava os problemas enfrentados com o parcelamento, com o que, em princípio, concordei. Pagar juros por não ter recebido integralmente, é uma injustiça contra os trabalhadores. E até recomendei aos prejudicados, que procurassem a justiça para ressarcimento de suas perdas.

Os funcionários que, de certa forma, já fizeram uma paralisação durante o tempo em que esperaram pelo pagamento integral de seus salários, estarão reunidos hoje, por categorias, em pontos diversos da Capital, decidindo se paralisarão ou não. Justifica o presidente da Federação dos Funcionários que não há garantia de que o fato não se repetirá ao final deste mês, ou seja, os servidores públicos podem decretar uma greve preventiva. Se não receberem integralmente seus salários, já fizeram o protesto. Se receberem, também.

Ontem recebi um recado de um amigo protestando contra o fato de que professores da rede pública estadual de ensino, estão fazendo um tipo de operação padrão, ou seja, trabalham (?) nos dois primeiros períodos e depois encerram as aulas. 

Perguntou, o meu amigo, o que acontecerá com seu filho que precisa se preparar para buscar cursos mais avançados. Não respondi, mas fiquei pensando: nada. Ele que se vire ou aguarde um novo governo do partido que comanda o Cpers. Aí, terá a garantia de que não haverá greve alguma.

Mas fiquem atentos, pois, quem sabe a partir de amanhã, estejamos sujeitos à uma greve preventiva que tirará os brigadianos e a polícia das ruas, que afetará o ano escolar, que nos privará de atendimentos essenciais para o dia a dia.

Greve é um direito dos trabalhadores, mas coitado do governante que determinar o corte do ponto, mesmo daqueles que ficam em casa ou que aproveitam para viajar ou cumprir compromissos sociais durante a paralisação.

Antes de ser acusado e “elogiado” por alguns, quero deixar bem claro que não defendo o governo Sartori nem suas decisões. Defendo o direito dos contribuintes que acabam prejudicados por uma greve que, muitas vezes, traz consigo um motivo extremamente político.

Acho que a greve é um instrumento justo e necessário em alguns momentos, mas greve preventiva, juro que nunca tinha visto!

Tenham todos um Bom Dia!

Música: Smoke Gets In Your Eyes
Intérprete: Orquestra de Ray Conniff


Nenhum comentário:

Postar um comentário