quinta-feira, 30 de julho de 2015

Rapidinhas


Juro do rotativo do cartão de crédito vai a 372% ao ano, diz BC
O juro cobrado no rotativo do cartão de crédito atingiu a marca de 372% ao ano em junho ante 360,5% em maio, uma elevação de 11,5 pontos porcentuais, conforme informou nesta quinta-feira, 30, o Banco Central. 
O juro do rotativo é a taxa mais elevada do segmento de crédito livre e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC, batendo até mesmo a do cheque especial. No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro aumentou 2,3 pontos de maio para junho, passando de 115,9% ao ano para 118,2% ao ano. 

Anvisa quer rótulo informando alto teor de sal, gordura e açúcar
O novo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, defende mudanças na embalagem dos alimentos, para tornar mais fácil a identificação de produtos com alto teor de sal, açúcar ou gordura. Ele avalia que rótulos atualmente em uso no País não trazem as informações necessárias para que consumidores façam suas escolhas de forma consciente.
“O problema da rotulagem é importante porque torna claro para o consumidor o que ele está comprando”, afirmou o sanitarista.

Empresário ligado ao PT é denunciado por desvio de R$ 2,9 milhões
O Ministério Público Federal em Brasília ofereceu denúncia à Justiça contra o empresário Benedito Rodrigues Oliveira Neto, ligado a campanhas do PT, e mais oito pessoas por suspeita de fraude em licitação para organização de 14 eventos realizados pelo Ministério das Cidades. O grupo teria desviado, segundo a Procuradoria, R$ 2,9 milhões.
A Procuradoria da República no Distrito Federal pede que Bené, como é conhecido o empresário, sete ex-funcionários do ministério e um segundo empresário respondam pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos) e fraude em licitação.

Executivo da Andrade Gutierrez diz que propina foi em nome de Lobão
Flavio David Barra, executivo da Andrade Gutierrez preso na 16.ª fase da Operação Lava Jato, confirmou nesta quinta-feira (30) que houve uma reunião sobre assuntos relacionados ao consórcio de Angra 3 e que, no final do encontro, o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, pediu uma contribuição para o PMDB em nome do senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia.
“Nessa reunião, Ricardo Pessoa disse que Edison Lobão desejava uma contribuição financeira. Meu cliente [Flávio Barra], disse que a Andrade Gutierrez não pagaria nada. Dalton Avancini disse que também a Camargo Corrêa não pagaria a propina a Lobão - disse Edward Carvalho, que participou do depoimento do executivo.

Taxa de juros do crédito para as famílias bate novo recorde em junho
As famílias e empresas pagaram juros maiores ao pegar empréstimos em bancos no mês de junho. Segundo dados do Banco Central (BC), a taxa média de juros do crédito para as famílias continuou a subir e chegou a 58,6% ao ano, em junho. Essa é a maior taxa da série histórica do Banco Central, iniciada em março de 2011. Em relação a maio, houve alta de 1,3 ponto percentual.
A inadimplência das famílias (pessoas físicas), que considera atrasos superiores a 90 dias, ficou estável de maio para junho em 5,4%. Também ficou estável a inadimplência das empresas em 3,9%. A taxa de juros para as empresas subiu 0,6 ponto percentual para 27,5% ao ano.

Datena rebate Maluf: 'Jamais apertaria a mão dele por qualquer acordo'
Após ser criticado pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP), cacique do partido ao qual deve filiar-se para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2016, o apresentador José Luiz Datena rebateu o correligionário: "É evidente que jamais apertaria a mão dele para qualquer acordo político, nem para ser presidente de time de botão".
Datena afirmou que respeita Maluf —ex-prefeito de São Paulo e ex-governador do Estado— "como homem", mas não "como político".
O pré-candidato à prefeitura também ressaltou a perda de influência de Maluf no diretório paulista do PP: "Acho que já prestei um serviço maravilhoso para o partido, onde ele não manda mais nada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário