terça-feira, 21 de julho de 2015

Rapidinhas


Lula e Dirceu atuaram para facilitar operação 
no setor de telecomunicações, diz jornal
A Procuradoria-Geral da República de Portugal confirmou nesta terça-feira que colabora com a força-tarefa da Operação Lava Jato. O pedido de ajuda internacional partiu das autoridades brasileiras mediante carta rogatória, segundo nota. O MP português afirma, contudo, que o caso está em segredo de Justiça. No mesmo comunicado, a Procuradoria confirma que há investigações em curso também sobre a Portugal Telecom.
A nota do MP português foi divulgada no dia em que reportagem do jornal Publico informa que a venda das ações da Portugal Telecom na Telefonica à Vivo, em 2010, e também a entrada da empresa portuguesa na Oi são alvos de investigação. Sem citar fontes, o jornal afirma que os investigadores analisam se houve "benefícios econômicos" no valor de "várias dezenas de milhões de euro" para políticos, acionistas e dirigentes das partes envolvidas na operação.
De acordo com a reportagem, Lula e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu teriam mantido conversas com o ex-primeiro-ministro português José Sócrates para destravar as negociações. "Há precisamente cinco anos, Sócrates e Lula falaram várias vezes ao telefone. As conversas ocorreram entre o junho e julho e se destinaram a encontrar uma solução para o impasse provocado pelo veto de Sócrates à venda, à Telefónica, das ações da PT na brasileira Vivo", diz o texto.

Temer: 'PMDB pode deixar governo caso tenha 
candidato próprio em 2018"
O vice-presidente do Brasil, Michel Temer, disse em uma palestra nesta terça-feira, 21, em Nova York, que pode ocorrer "um dia" de o PMDB deixar o governo e virar oposição, especialmente se tiver candidato próprio nas eleições presidenciais de 2018.
É uma questão que será examinada daqui pra frente. Evidentemente que pode ocorrer um dia qualquer em que o PMDB resolva deixar o governo, especialmente em 2018, quando entender ter uma candidatura presidencial", disse em sua apresentação para advogados e investidores, que durou cerca de 40 minutos.

Senador Collor pede e auditoria do TCU investiga Procuradoria Geral
Horas após a deflagração da Operação Politeia, na qual a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra três senadores, na semana passada, a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado aprovou numa votação relâmpago um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça duas auditorias em contratos da Procuradoria Geral da República.
A ação feita pela Polícia Federal contra os senadores no início da manhã da terça-feira (14/7) - requerida por Janot e aceita pelo Supremo Tribunal Federal - levou à apreensão, no caso de Collor, de um Porsche, uma Ferrari e um Lamborghini na Casa da Dinda, residência particular usada pelo ex-presidente. Pouco depois, por volta das 11 horas, a comissão do Senado decidiu votar os dois requerimentos de Collor que pediam a auditoria do TCU em contratos da Procuradoria Geral da República. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), consultou os presentes se poderia convocar uma reunião extraordinária para apreciar somente os dois requerimentos de informação. "Não vejo dificuldade alguma."

Pesquisa: Somente 0,1% confiam em partidos políticos
A 128ª pesquisa CNT perguntou, entre outras coisas, quais são as instituições que os brasileiros mais confiam. Os partidos políticos conseguiram conquistar a confiança de 0,1% dos entrevistados segurando a lanterna no ranking citado no levantamento. A instituição que detém a maior confiança dos brasileiros, segundo a pesquisa CNT, foi a Igreja, com 53,5%.
Entre o lanterna e o líder, são citados como as instituições em que os brasileiros mais confiam as Forças Armadas 15,5% em segundo lugar, a Justiça 10,1%, Polícia 5%, Imprensa 4,8%, governo 1,1% e Congresso Nacional 0,8%.

Supremo pede para Moro esclarecer citação 
sobre Cunha em depoimento
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, solicitou ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, esclarecimentos sobre a citação ao nome do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no depoimento de um dos delatores do esquema de corrupção. Lewandowski quer ouvir as explicações do magistrado da Justiça Federal do Paraná antes de analisar o pedido do presidente da Câmara para que o processo em que ele é citado seja encaminhado à Suprema Corte.
Nesta segunda (20), Cunha questionou a atuação de Sérgio Moro no processo que corre na Justiça Federal sobre suposta corrupção na contratação de navio sonda pela Petrobras. O peemedebista reivindica que a ação seja remetida ao STF.

Dilma tem até amanhã para responder sobre pedaladas fiscais
A presidenta Dilma Rousseff tem até a próxima quarta-feira (22) para apresentar uma resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU) na tentativa de evitar que as contas públicas de 2014 sejam reprovadas pelo órgão. No mês passado, o tribunal tomou uma decisão inédita ao adiar a análise das contas por 30 dias, para que o governo federal esclareça indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário