sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bom Dia!

Voto democrático e popular!


"Essa é uma reunião que tem um papel muito importante nos destinos e na condução dos caminhos do Brasil. Eu acredito que nós temos um grande patrimônio em comum, expresso no fato de todos nós termos sido eleitos num processo democrático bastante amplo no nosso país. E todos nós temos, então, esse dever em relação à democracia, ao voto democrático e popular"

Não sei se a presidente disse isso no começo ou no meio da reunião com os governadores, realizada ontem (30), no Palácio da Alvorada, quando Dilma resolveu pedir o apoio dos representantes de todos os Estados, em nome de uma recuperação do Brasil.

O que me parece vir carregado de um tanto de hipocrisia, e a presidente estar falando em respeito ao voto popular, que representa a vontade da maioria, quando ela mesmo participou ativamente da campanha pelo impeachment de Collor de Melo que, como ela, foi eleito pelo voto da maioria dos brasileiros. O mesmo “patrimônio em comum, expresso no fato de todos nós termos sido eleitos num processo democrático”, era o que o presidente Collor tinha, queiram ou não.

Podemos até analisar os motivos que levaram o Congresso a declarar o impeachment dele, mas não podemos dissociar do fato de que foram os brasileiros que o colocaram no Planalto, assim como fizeram com a presidente Dilma. Mas querer argumentar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, é tentar defender o indefensável.

Collor, depois de uma campanha nacional comandada por Lula e seus adeptos, foi deposto sob o argumento de que estava envolvido em atos de corrupção, uma história que todos conhecemos de sobra. Hoje, depois de cumprir a quarentena determinada pela lei, é Senador da República, eleito pelo voto popular e democrático.

Dilma, que faz parte do grupo que segue ao lado de Lula, vive, assim como Collor viveu, um inferno astral, afogada em um mar de corrupção que envolve diversos setores importantes do governo. Os bilhões desviados, por exemplo, da Petrobras, fazem com que o que se denunciava na época de Collor, seja quase nada.

Claro que não estou defendendo Collor nem achando que não deveria ter sido deposto. Estou, isto sim, tentando entender, mais uma vez, os motivos que levam as mesmas pessoas que saíram para as ruas pedindo o impeachment de Collor de Melo, agora gritarem que pedir o impeachment de Dilma “é golpe”.

Como disse a presidente, na reunião com os governadores, todos os eleitos (como ela e Collor) tem um dever “em relação à democracia, ao voto democrático e popular”.

Enquanto não me provarem que o voto de um é diferente do voto do outro, enquanto não me disserem que a vontade popular vale para um e não para outro, vou seguir não entendo e achando que existe muito de hipocrisia nas declarações de Dilma Rousseff na reunião em que pediu tudo e não ofereceu nada aos governadores. Aliás, para não ser injusto, ela ofereceu sim. Disse que os governadores podem contar com ela.

 "Eu conto com vocês. Agora quero dizer, assim, do fundo do coração: vocês podem contar comigo. Vocês podem contar comigo".


Tenham todos um Bom Dia!


Música: Timoneiro
Intérprete: Paulinho da Viola
Pedidos: Izabel, Maria Eunice, Gilberto, Charles e Júlio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário