quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bom Dia!

O Brasil desconfiado!

Repetindo o que tem feito desde 2009, o IBOPE deve divulgar nos próximos dias, a pesquisa que mostra o quanto o brasileiro confia em suas instituições. Na realidade, são números que indicam que, no momento, o Brasil mais desconfia do que confia, principalmente em tudo o que está relacionado à política.

A começar pela confiança na presidente Dilma e no Congresso Nacional, que afunda em números negativos. O IBOPE mostra que, numa escala onde o zero significa desconfiança total e o 100 confiança absoluta, tanto a presidente quanto o parlamento empatam em constrangedores 22 pontos. Não podemos esquecer que Dilma, em 2014, tinha 44 pontos de confiabilidade, ou seja, caiu pela metade.

Já o Congresso, comandado por Renan Calheiros e Eduardo Cunha, que tinha 35 pontos, perdeu 13 de um ano para o outro.

Em tempos de jogos pan-americanos, quase que dá para se afirmar que estamos batendo recordes negativos. Pódio, então, nem pensar!

Também é preciso estar atento para um detalhe. Desde que o Instituto começou a medir o grau de confiabilidade dos brasileiros, em 2009, é a primeira vez que a presidência não é mais confiável do que o Congresso.

Falando em recordes, é a primeira vez que a instituição Presidência da República, representada por Dilma, é menos confiável do que o governo que ela comanda. Até 2012, a presidência ficou acima do governo  com índices que variavam entre 7 e 13 pontos, ou seja, o presidente era mais prestigiado que a equipe que comandava.

Em 2015, o governo tem 30 pontos na avaliação de confiança dos brasileiros, o que significa 8 pontos a mais do que os alcançados por Dilma, a presidente.

Enquanto isso, os governos municipais não tiveram tratamento diferente. A desconfiança nas administrações dos municípios brasileiros, que era de 42 pontos, caiu para 33, o que demonstra que os atuais prefeitos terão alguma dificuldade, ou muita,  para buscar a reeleição no ano que vem.

A pesquisa a ser divulgada pelo IBOPE reflete a sucessão de grandes escândalos envolvendo políticos. O brasileiro começa a se dar conta, ainda bem, que não pode mais confiar em que quem faz da política uma espécie de emprego. Pior ainda é confiar naqueles que buscam o poder a qualquer custo. O reflexo deste sentimento está no fato de que o prestígio dos partidos políticos despencou de 30 para 17 pontos.

Verificando os números da pesquisa, podemos afirmar que o Brasil, lamentavelmente,  está muito desconfiado.

Tenham todos um Bom Dia!

Música:
Intérprete:
Pedidos: Elisabete Penha, Suzie Flores, Vilson Ávila e Cláudio Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário