sexta-feira, 24 de julho de 2015

Bom Dia!

Torcedores neuróticos!

Durante quase 20 anos, fui repórter e redator esportivo. Trabalhei nas principais emissoras de rádio e televisão, além de jornais de Porto Alegre. Nunca neguei que sou torcedor do Sport Club Internacional, mas sempre procurei, como profissional, ser o mais imparcial possível. Tanto que, durante muito tempo, fui setorista do Grêmio. Até hoje me orgulho de nunca ter recebido uma única reclamação de qualquer dirigente ou jogador do tricolor. Sempre fui extremamente bem tratado e respeitado como profissional.

Depois que “me aposentei” da crônica esportiva, passei a tratar as coisas como torcedor, ou seja, procurando levar o futebol para o lado que sempre me pareceu o certo, respeitando e tratando na esportiva.

Sou daqueles que entende o futebol como um esporte tão somente e que nossas preferências não devem passar de manifestações de euforia ou até de tristeza. Que devem ser efêmeras como o tempo de uma partida. Depois que o jogo acaba, a gozação e a irreverência tão tradicionais entre as pessoas sensatas, devem prevalecer sobre a neurose de achar que todos são inimigos por torcerem por clubes diferentes.

Ontem, ao ler o comentário de um querido amigo no Facebook, jornalista como eu, que é gremista, resolvi responder, tão somente por saber que se trata de uma pessoa séria que entenderia meu ponto de vista, discutido com ele inclusive, em várias ocasiões. Respondi para ele, nominalmente.

A partir daí, fiquei impressionado com o grau de agressividade e inconformidade de alguns. Sem o mínimo de bom senso, vários passaram a despejar uma ira própria de quem certamente  entende o futebol como uma das coisas mais importantes da vida. Agridem ou ofendem pessoas, sem lembrar, por exemplo, que qualquer perna de pau do seu time, deve ganhar, por mês, o que alguns ganham por ano. Os ídolos de alguns, certamente nem sabem que estes existem e estão pouco ligando para suas manifestações a favor ou contra. 
Ganhando ou perdendo, jogando ou não, no final do mês receberão seus altíssimos e inacreditáveis salários. 

Enquanto isso, muitos dos que fanatizam seu amor pelo clube, muitas vezes abrem mão de alguma coisa necessária, para pagar a mensalidade ou adquirir um ingresso para o jogo do seu time.

Mas é assim mesmo. Bem feito para mim que ainda perco meu tempo postando coisas de torcedor nas redes sociais. Prometo que, a partir de agora, vou me limitar a comentários com meus amigos inteligentes, aqueles que em nenhum momento podem ser classificados de torcedores neuróticos!

No meu entendimento, a coisa é mais ou menos assim: Quem torce para o Inter, seca o Grêmio e quem torce para o Grêmio, seca o Inter. Sem ultrapassar os limites da razão, certo?


Tenham todos um Bom Dia!



Música: La Malagueña
Intérprete: Trio Los Panchos
Uma homenagem a Sarita Montiel e ao querido povo mexicano






Nenhum comentário:

Postar um comentário