quarta-feira, 24 de junho de 2015

Moradores de rua

Prefeitura amplia atendimento

Na estação que mais castiga aos que vivem na rua, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o programa Atenção Pop Rua, que busca um olhar diferenciado sobre quem muitas vezes é ignorado por grande parte das pessoas. Apresentado nesta quarta-feira, 24, pelo prefeito José Fortunati, o programa prevê a ampliação de 300 vagas na rede de atendimento, além de um conjunto de ações integradas para o atendimento e acompanhamento qualificado à  população adulta em situação de rua na Capital.

Na apresentação do programa, Fortunati destacou a preocupação do poder público com o crescente número de moradores de rua que tem ocorrido nas grandes cidades brasileiras. Por isso, ressaltou que o programa Atenção Pop Rua visa tratar as pessoas com mais dignidade, dando uma atenção mais humana por meio de ações de aproximação, fortalecimento de vínculo e assistência social. Conforme o prefeito, o objetivo é que em médio prazo haja a redução significativa da população adulta em situação de rua. 

“É um momento muito importante para Porto Alegre, estamos dando sequência a uma série de ações que a prefeitura já vem realizando, mas com um grande esforço para o aprimorando dessas políticas públicas. Estamos aperfeiçoando nossas ações para que elas façam a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, sublinhou. 

O prefeito apresentou a ampliação da rede atual de atendimento no município, que conta com abrigos, república, albergues, casa lar, Centro Pop, além de parcerias voltadas para o atendimento desta população. Fortunati anunciou, ainda, a contratação de profissionais para atuarem na redução de danos à saúde e a retomada do restaurante popular, que era gerida pelo governo do Estado. Também ressaltou a qualificação de outras ações como o aumento do número de profissionais envolvidos na abordagem dos moradores de rua, que passará a ocorrer também nos finais de semana, feriados e à noite.

GC/Foto: PMPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário