segunda-feira, 29 de junho de 2015

Indústria automotiva

Montadoras devem começar julho demitindo



O recuo nas vendas de automóveis, altos estoques e as previsões de que a atividade econômica continue fria no segundo semestre de 2015 fazem aumentar o receio de uma onda de desemprego no setor automotivo. Estima-se que 5 mil trabalhadores sejam demitidos neste ano apenas no Estado de São Paulo. O último dado da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta para um excedente no número de trabalhadores da ordem de 30 mil no Brasil.

Além de férias coletivas, as empresas estão utilizando amplamente o mecanismo de lay off (suspensão de contratos de trabalho). O lay off tem duração de 5 meses e pode ser renovado. Ele é utilizado para que as empresas dividam o pagamento do salário com o governo – via recursos do Fundo de Amparo (FAT) ao Trabalhador – e assim evitem as demissões.

Os estoques da indústria no País chegam a 361,1 mil unidades e 51 dias. Essa medida de estoques em dias significa que toda a indústria tem veículos para vender, sem ter de produzir, por 51 dias, segundo a Anfavea. Em janeiro deste ano, a indústria empregava 144,2 mil pessoas, número reduzido para 138,2 mil, em maio. Em maio do ano passado, eram 152,3 mil empregados. Dados da Anfavea, do fim de maio, contavam 25 mil trabalhadores em regime de férias coletivas ou lay off.(Fonte: Anfavea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário