segunda-feira, 29 de junho de 2015

Bom Dia!

Nossas praias sem segurança!


Sou do tempo em que ir para a praia, era um momento especial. A gente aproveitava finais de semanas ensolarados, ou até não, para curtir a casa da praia. Nos feriados era programa obrigatório. A gente ia pra praia e lá se sentia muito mais seguro do que aqui.

No tempo em que comecei a veranear, as casas não tinham cerca, os gramados eram liberados, pouquíssimas casas tinham muro e a parte da frente era usada para colocar uma rede onde muitos sesteavam.

Lamentavelmente, as coisas mudaram, e muito. Dificilmente se vê uma casa na praia sem uma tela cercando todo o terreno. Os portões estão sempre com cadeados e, cedo da noite, as pessoas começam a fechar janelas e portas. Quase mais ninguém  vai pra praia a não ser na temporada de verão.

Ultimamente, surgiram as zeladorias, empresas com equipamentos sofisticados, vigilantes que rodam com carros e motos e que recebem, caso algo aconteça em alguma casa segurada, um aviso imediato de que alguma abertura foi violada.

Eu tenho alarme em toda a casa e barreiras eletrônicas no pátio. Se alguém ultrapassar a grade, o alarme dispara. Faz oito anos que minha casa é protegida pela ZM, em Tramandai Sul. Nunca tive problemas.

Mas lendo os jornais de hoje, fiquei impressionado e entristecido com matérias alertando para a insegurança no litoral, onde moradores se organizam para se auto protegerem. A qualquer sinal de presença de algum suspeito, imediatamente se telefonam e alertam. 

Enquanto isso, no veraneio, onde o número de pessoas é infinitamente maior, a Brigada Militar também aumenta, não suficientemente, seu efetivo. Mas, lamentavelmente, o que mais se vê, é brigadiano multando e recolhendo carros de pessoas que, antes de merecerem proteção, passam o veraneio preocupados com as barreiras policiais. Tá certo que as irregularidades cometidas devem ser fiscalizadas, mas o patrimônio do cidadão merece um pouco mais de atenção, também. 

Tenham todos um Bom Dia!

O Som do Dia

Recebi um pedido especial para postar aqui Ain't that a kick in the head, com a voz e interpretação inconfundíveis de Dean Martin. Aproveitem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário