quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nave descontrolada

Destroços devem cair na Terra nesta sexta


Nave russa durante lançamento
Os destroços da nave russa Progress M-27M, que perdeu o controle na última semana, devem cair na Terra nesta sexta-feira (8), segundo a agência espacial do país, a Roscosmos. Ainda não é possível saber onde será o impacto.

De acordo com os agentes que acompanham a queda, só será possível definir o local exato nas últimas horas antes da chegada em solo. No entanto, o Comando Americano de Defesa Aeroespacial, que também monitora o evento, aponta que a nave cairá em águas do oceano Pacífico, perto da costa americana.

Apesar disso, a agência aponta que não há riscos mais sérios, já que boa parte da nave deverá se desintegrar ao adentrar a atmosfera.

Queda

A nave de carga não tripulada foi lançada na manhã do dia 28 de abril com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula M-27M, carregada com mais de 2,7 toneladas de suprimentos, deveria dar quatro voltas no planeta em seis horas até se acoplar à ISS, mas por uma série de problemas começou a girar no espaço.

A Roscosmos, agência espacial da Rússia, ainda mudou o plano de voo para uma viagem de dois dias na tentativa de recuperar a nave, mas logo seu chefe, Igor Komarov, admitiu que a acoplagem com a estação não seria possível.

O erro causou prejuízo calculado em 2,59 bilhões de rublos (cerca de US$ 50 milhões) só no valor da carga.

A falha levou a Roscosmos a adiar para o terceiro e quarto trimestres deste ano dois outros lançamentos de cargas para a ISS com a Progress previstos para 2015. A maior preocupação dos especialistas é que atualmente estas naves russas são as únicas com a capacidade de erguer a órbita da ISS, uma operação que deve ser realizada com certa frequência para evitar que ela também reentre na atmosfera terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário