quinta-feira, 7 de maio de 2015

Bom Dia!

A companheirada só queria as boas!


A aprovação da MP 665, na Câmara Federal, só aconteceu depois que o PMDB exigiu que a bancada do PT se posicionasse, publicamente, a favor da medida. Para os peemedebistas, seria difícil carregar o ônus da aprovação de uma lei impopular. Só depois que o PT fez uma declaração pública de apoio, é que a MP foi votada.

Agora, para ter direito a solicitar o salário desemprego, o empregado terá que trabalhar no minimo um ano com carteira assinada. Antes, o direito ocorria quando o trabalhador era despedido depois de seis meses de trabalho.

A MP 665 foi aprovada com 252 votos favoráveis, 227 contrários e uma abstenção. Da bancada petista, 55 votaram favoravelmente e apenas o deputado Welinton Prado (MG) votou contra.

Já no PDT, a coisa foi mais desfavorável ao governo. Dezenove pedetistas se posicionaram contra a aprovação, colocando em risco a permanência do ministro Manoel Dias, do Trabalho, no cargo.

Integrantes da Força Sindical, que estavam nas galerias da Câmara, jogaram cédulas de dinheiro falso sobre os deputados antes da votação. Foi a maneira que encontraram de protestar contra a MP do governo que retira direitos dos trabalhadores. 

Também ficou claro, durante as tratativas para votação da medida, que o governo apostava tudo em sua aprovação. Tanto que, nos dias que antecederam a votação, houve um verdadeiro rateio de cargos entre os partidos da base aliada para garantir votos.

A partir da votação de ontem, parece que fica claro que o PMDB não aceita mais ser governo sem ser, ou seja, só é chamado na hora de arcar com o ônus. Os peemedebistas querem uma fatia maior, uma divisão de custos com quem efetivamente é governo, o PT. 

Até agora o que se via era a bancada petista usufruindo dos bônus, deixando os ônus para a base aliada. A coisa mudou a partir do momento em que, por razões nem sempre muito claras, o PMDB decidiu enfrentar o governo e passou a reclamar que a companheirada só queria as boas.

Ontem ficou absolutamente claro que, para se manter no poder, o PT vota, inclusive, contra os direitos adquiridos dos trabalhadores. 

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário