domingo, 8 de março de 2015

Lista de Janot

Senador do PT confirma ter recebido
R$ 2 milhões através de Paulo Roberto Costa

Foto: Agência Folha
O senador petista, Lindbergh Farias, confirmou que recebeu R$ 2 milhões, em 2010, por intermédio de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. O petista diz que não participou do esquema ilegal de recebimento de propinas da estatal.

Lindbergh conta que foi a estatal solicitar apoio para a campanha e que foi encaminhado, por Paulo Roberto Costa, para a empreiteira Andrade Gutierrez, que lhe repassou o dinheiro. O petista ressalta que “de fato podem até afirmar que é impróprio, mas não é ilegal”. Ele contou que conheceu Paulo Roberto na inauguração da Petrobras no Rio de Janeiro, com a presença do então presidente Lula.

O senador do PT contou que sabia que o ex-diretor era pessoa importante na estatal e resolveu procura-lo para pedir auxilio financeiro para sua campanha ao Senado.

- Eu sabia que ele era uma pessoa muito bem relacionada e perguntei se não conhecia alguma empresa  que pudesse me receber. Ele ligou para alguém na Andrade Gutierrez e pediu para me receber, conta Lindbergh.

O ex-cara pintada conta que esteve algumas vezes na Andrade Gutierrez “falando com o presidente Otávio Azevedo mas que “ninguém mais falou em Paulo Roberto, nem em propina”.

Para os investigadores da Operação Lava jato, havia conexão entre as doações  feitas por empreiteiras a políticos e as propinas que eles pagavam em troca de contratos.

- Como eu poderia saber que o dinheiro de uma empresa grande estava saindo para a minha campanha de um processo como esse? Eu não sabia. Ninguém sabia, rebateu.

Em 1992, como líder estudantil, Lindbergh participou da campanha pelo impeachment de Fernando Collor. Agora, ambos são citados e indiciados no mesmo escândalo.

- É horrível! O Collor tem uma acusação real, concreta. O meu caso é diferente, lamenta o senador petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário