quinta-feira, 26 de março de 2015

Bom Dia!

A Ford e os precatórios


Quando a Ford, em 1999, depois de esperar por muito tempo pela decisão do governo do Estado, resolveu montar sua fábrica na Bahia, teve inicio uma discussão que dura até hoje. De um lado, petistas afirmando que o governador Olívio Dutra estava certo, de outro, seus adversários criticando o fato de perdermos uma montadora de expressão mundial. 

Mais tarde, quando a Justiça disse que a Ford deveria indenizar o RS, os petistas foram para a rua gritar que estava comprovado que a culpa era da empresa e não do Olívio. A Ford havia rompido um contrato assinado em 1998, ainda no governo Brito, diziam.

Pois agora, depois de mais de quatro horas de sessão, os desembargadores do Tribunal de Justiça/RS, decidiram aceitar as argumentações do relator, desembargador Marcelo Bandeira Pereira e estabeleceram que a Ford deve pagar apenas os R$ 22,7 milhões, parte de um financiamento  que recebera do Banrisul. Ele considerou que a atitude do governador Olívio Dutra (PT), mandando revisar o contrato um ano depois de firmado, "foi decisório para afastar a montadora".

A discussão que começou em 1999, certamente não ficará por aqui, mas a decisão da Justiça, declarando que a culpa pela atitude da Ford, rompendo o contrato, abandonando inclusive um imenso terreno reservado pela prefeitura de Guaíba para sua instalação, foi do governo petista, vai abrir feridas.

Quem passa pela montadora da GM, em Gravataí e sente o desenvolvimento grandioso do município, deve pensar que o mesmo estaria acontecendo em Guaíba, não fosse a radicalização ideológica de um governador que só pensou no que seu partido queria.

Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os precatórios - dívidas do poder público - devem ser pagos até 2020. São cinco anos para que estados e municípios paguem o que devem, com valores corrigidos pela TR (dívidas não pagas até 25/03/15) e pelo IPCA a partir de hoje.

Bem, afirmar que estados e municípios cumprirão o que foi decidido pelo STF, é outra história. Como se fala lá em São Gabriel, dirão que "devo, não nego, pagarei quando puder".

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário