quinta-feira, 19 de março de 2015

Bom Dia!

A volta do frio

Já li e ouvi vários comentários sobre a volta de temperaturas baixas, que chegariam com a entrada do outono. Fala-se até em 9 graus em cidades onde normalmente é mais frio. A reação é muito diversificada, com alguns comentários apoiando e outros abominando a chegada do frio.

Existem os que adoram o verão e os que gostam muito do inverno. Muitos nem admitem o meio termo: ou é calor ou é frio. Cerveja gelada ou cobertor.

Sou do tempo em que as estações eram plenamente definidas e dividas durante o ano. Quando era verão, era muito quente, mas quando era inverno, era muito frio. Lembro, e muitos devem lembrar também, do famoso veranico de maio. Em meio ao outono, que já mostrava a cara do frio, chegava o mês de maio trazendo temperaturas um pouco mais altas. Era o anúncio de que o inverno estava batendo na porta.

Outra coisa que recordo, é o frio que fazia nos meses de julho e agosto. No colégio, ainda crianças, todos brincavam quando se referiam a pessoas mais velhas ou doentes. “Ele não passa o agosto”, se dizia em meio a muitas risadas.

Agora está tudo meio que misturado. Faz temperatura agradável, e até baixa no verão e faz calor no inverno. O veranico de maio desapareceu e o mês de agosto não é tão temídol assim.

Acho que a idade fez com que eu me adaptasse aos diferentes níveis de clima que temos aqui no Estado. Gosto do verão para curtir os dias claros e de sol. Melhor se for na praia, mas se for aqui, um ar condicionado ajuda. E alguém vai querer dizer que uma cervejinha bem gelada não tem o seu valor num final de tarde?

Mas o inverno, com suas sopas, suas comidas quentes e um vinho tinto, cabernet de preferência, também não é bom? Dormir com uma boa coberta (um cobertor de orelha ajuda muito), tomar um banho bem quente e colocar um agasalho apropriado, não agrada?

Então que venha o outono e que traga, com ele, um pouco de temperaturas amenas, preparando o espírito e o corpo da gente, para o inverno.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário