segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Aposentadoria

Governo quer mudar cálculo

Ministro Carlos Garbas
Primeiro, o governo pretende negociar com o Congresso Nacional, as medidas de restrição como pensões por morte e auxilio doença. Em seguida, Dilma quer iniciar uma discussão com os movimentos sindicais que leve ao fim do fator previdenciário.

A ideia, conforme o ministro Carlos Garbas, da Previdência Social, é substituir o fator previdenciário por uma fórmula que retarde as aposentadorias no Brasil. O ministro entende que “o fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias, e o governo precisa encontrar uma fórmula que faça isso”.

Garbas defende, como base de partida, a fórmula 85/95, ou seja, a soma da idade com o tempo de serviço. As mulheres se aposentariam com 50 e os homens com 60 anos de idade, desde que comprovassem 35 anos de contribuição. Para que a soma seja 85/95, ambos teriam que começar a contribuir para a Previdência aos 15 anos de idade. Quanto mais tarde a pessoa começar a contribuir, mais tarde alcançará a aposentadoria. Se a primeira contribuição for feita aos 20 anos, por exemplo, as mulheres só conseguirão aposentadoria aos 55 anos de idade e os homens aos 65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário