segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Bom Dia!

O mar, quando quebra na praia...

Os versos de Dorival Caymmi retratam muito bem a beleza que é ver o mar quebrando na praia e deixando sua espuma branca sobre a areia. Molhar os pés, quase encobertos pela areia, é uma sensação de muita tranquilidade.

Faz mais de duas semanas que estou na praia. Vim curtir uns dias das minhas férias, sem carro, com internet lenta, sem me preocupar com o relógio e usando o celular só em caso de necessidade. Ligo a televisão apenas para ver o noticiário. Na maior parte do dia, cuido das plantas, da grama, da casa e faço caminhadas, normalmente na beira da praia. Uma comidinha e uma cervejinha gelada, que ninguém é de ferro.

Por mais incrível que possa parecer, quase consigo desligar da onda de corrupção que tomou conta do governo brasileiro. Por momentos esqueço que estão destruindo, ou roubando, a Petrobras, não lembro do infeliz relatório que um petista leu sobre a CPMI da petrolífera brasileira, desconecto de Dilmas, Lulas, e outros tantos iguais que lutam por transformar o Brasil num feudo onde só eles mandem e, principalmente, desmandem para manter a corrupção que dizem combater. Milionários, seguem enganando, ou tentando, os pobres e aqueles que, de alguma forma, querem ser enganados.
Aqui consigo ficar longe, sem me alienar, das barbaridades que muitos teimam em defender. Quem sabe o barulho das ondas do mar, o canto dos passarinhos, e o silêncio quase absoluto da minha rua, contribuam para que eu consiga ver e sentir que existem muitas coisas boas no mundo. Quem sabe eu entenda melhor a vida, que seria maravilhosa não fosse aqueles que fazem de tudo param destruí-la.

Aqui, sentindo o sol queimando minhas costas, um calor que briga com uma brisa que vem do oceano, entendo melhor os versos definitivos de Caymmi, cantados em O Mar.

“O mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito!

Agora, vou pegar meu guarda-sol, minha cadeira, um livro, e vou para a beira do mar curtir aquilo a que tenho direito: a paz!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário