Operadoras dificultam acesso à informações
Empresas descumprem ou dificultam o acesso dos
clientes às tabelas de preços cobrados pelos diferentes serviços prestados nas
páginas virtuais. A exigência, constante de regulamento aprovado pela Agência
Nacional de Telecomunicações, entrou em vigor 15 dias atrás.
Quinze dias depois da vigência da norma que
obriga as operadoras de telefonia a disponibilizar de forma fácil e padronizada
as ofertas e preços dos serviços, muitas empresas ainda patinam no cumprimento
da regra. De acordo com as determinações da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel), as prestadoras devem divulgar nas páginas
eletrônicas uma tabela unificada com os preços cobrados e as condições de
oferta. O objetivo é que o cliente saiba comparar os valores pagos na
contratação. Porém, embora haja a exigência formal, o Correio, com a ajuda de
especialistas da área de direito do consumidor, constatou que, em muitos sites
as informações estão incorretas e o acesso a elas é muito complicado.
As regras para facilitar a comparação de preços dos serviços compõem o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Parte dele está em vigor desde julho deste ano, mas a exigência da tabela padronizada começou a valer no último dia 10. Essa norma obriga as operadoras colocarem as informações dos preços e das ofertas em um único formato na seção Institucional ou B2B (Business to Business) em seus sites. As lojas físicas estão dispensadas dessa obrigação.
As regras para facilitar a comparação de preços dos serviços compõem o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Parte dele está em vigor desde julho deste ano, mas a exigência da tabela padronizada começou a valer no último dia 10. Essa norma obriga as operadoras colocarem as informações dos preços e das ofertas em um único formato na seção Institucional ou B2B (Business to Business) em seus sites. As lojas físicas estão dispensadas dessa obrigação.
e tem muito mais Machadinho, não raro, tarifam serviços que não solicitamos,
ResponderExcluirpara o cancelamento dos quais, nós, assinantes, é que temos que tomar pro
vidências, que, não raro demandam bastante tempo... haja vista que, no auto
atendimento, as opções de cancelamento são as últimas do menu... tenho,
repetidamente, encontrado essa dificuldade com a Claro. fraterno abraço.