terça-feira, 7 de outubro de 2014

Eleições – Segundo Turno

Corrida em busca de apoios


A disputa do segundo turno, está provocando uma corrida nervosa de candidatos e partidos em busca de apoios e, é claro, de votos que ajudem uma desejada vitória. Tanto aqui, na disputa que envolve Sartori e Tarso, como no Planalto, onde a batalha envolve Aécio e Dilma, as alianças são o alvo principal dos guerreiros.

Em termos de presidência, parece que a tendência dos correligionários de Marina Silva é de apoiar Aécio Neves. Eles não perdoam Dilma e o PT pela campanha considerada difamatória e que acabou tirando Marina da disputa.

Em Pernambuco, terra de Eduardo Campos, o PSB já disse que prefere Aécio, inclusive com a adesão de familiares do candidato que morreu durante a campanha.

Os mineiros, que elegeram o candidato do PT ao governo e votaram majoritariamente em Dilma, devem repensar o voto. Agora terão que decidir entre um ex-governador, um candidato local, e a presidente, que nasceu em Minas mas tem sua vida construída no Rio Grande do Sul. Lá, a votação de Aécio deverá subir.

Dilma, que tem ampla vantagem nos estados do Nordeste, precisa melhorar em São Paulo, principalmente, para não correr o risco de ver sua candidatura ser superada pela do tucano.

Aqui no Estado, a tendência parece ser de vitória de José Ivo Sartori, do PMDB sobre Tarso Genro, do PT. A Executiva do PDT já manifestou interesse em apoiar o ex-prefeito de Caxias do Sul e, agora, depende de ratificação do Diretório Estadual.

Ao mesmo tempo, dificilmente deixará de contar com o apoio dos eleitores de Ana Amélia, duramente criticada pelo candidato petista na campanha do primeiro turno.

Outro fato importante é que, no espaço de televisão, os tempos agora serão iguais e os debates colocarão apenas os dois candidatos frente a frente.


De qualquer forma, a dinâmica na política pode revelar surpresas de última hora o que, em se tratando de eleição, não é descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário