quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bom Dia!

A lei é dura, mas é a lei!

Esta é uma das sentenças mais antigas que conheço. Antiga e verdadeira. Por mais dura que seja a lei, ela é a lei e, como tal, deve ser respeitada e cumprida.

No Brasil, lamentavelmente, nem sempre é assim. Existe a lei para alguns e a lei para outros. A lei, no nosso caso, nem sempre é respeitada e cumprida. Se fosse, quem sabe não estaríamos vivendo tempos em que a insegurança está presente em vários segmentos. A cadeia e para alguns, principalmente para os menos favorecidos, para os mais pobres. No trânsito, vivemos uma impunidade sem precedentes. Milhares de pessoas morrem nas ruas e estradas e o álcool, a imprudência, a alta velocidade estão quase sempre presentes em todos os acidentes fatais. E os infratores seguem dirigindo e matando.

Faço esta reflexão para falar no meu desencanto com tudo o que vem ocorrendo em relação aos mensaleiros, pessoas condenadas por envolvimento no maior escândalo político da história do Brasil e que, com a conivência de ministros amigos e companheiros, estão dando risada das sentenças e, principalmente, de quem acreditou nelas.

Ontem, por decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do STF, indicado e nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-ministro José Dirceu (PT), considerado o chefe da quadrilha do mensalão, foi liberado para cumprir prisão domiciliar. Zé Dirceu foi sentenciado a 7 anos e 11 meses de prisão por crime de corrupção ativa. Foi preso em 15 de novembro de 2013, trabalhou 142 dias fora do presídio, ou seja, em regime semi-aberto e, mesmo sem ter cumprido um sexto da pena, ganhou o benefício da prisão domiciliar, por bom comportamento.

Será que se ele fosse um pai de família, que para evitar que seus filhos passassem fome, por estar desempregado e não ter dinheiro para comprar alimentos, decidisse roubar pão para matar a fome dos filhos e acabasse preso, teria os mesmos direitos? Não estou tentando justificar o roubo do pai, somente comparando o tratamento desigual que é dado aos poderosos. Enquanto a justiça trata com rigor ao pai que roubou um pão, beneficia com toda sua bondade, a quem roubou milhões dos cofres públicos.

Sobre as condenações de mensaleiros, Delúbio Soares (PT), que também já está nas ruas, declarou quando de sua prisão: “Isto ainda vai virar piada”. Lamentavelmente, virou.
Decididamente, a lei é dura, ma só para alguns.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário