segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Bom Dia!

O SARTORÃO!


Conheci o deputado José Ivo Sartori nos anos 80, quando meu irmão, Dilamar Machado, era deputado estadual, líder da bancada do PDT. Eu trabalhava como jornalista no Gabinete de Imprensa da Assembleia Legislativa.

O chefe da imprensa era o José Barrionuevo e havia um grupo de jornalistas de primeira linha. Não há como esquecer o Prévidi, o Elóidy, o Sadi, o Sérgio Schuller, o Cecílio e tantos outros.

Naquele tempo, a gente fazia, todos os meses, um jogo de futebol de salão na quadra da Caixa Econômica, em Ipanema. Era uma partida entre jornalistas e deputados. O resultado, nem sempre interessava, o que importava era o churrasco preparado para depois do jogo. Era, na verdade, uma confraternização.

Algo que ficou gravado na minha lembrança, é o garrafão de vinho que o Sartori levava, sempre. Mandava vir de Caxias. Isso quando não resolvia distribuir alguns entre os jornalistas.
O Sartori daquela época já mostrava toda sua gentileza, toda sua maneira peculiar de fazer política, toda sua força de “gringo” que sabia o que queria.

Depois de ser deputado federal, foi eleito e reeleito prefeito de Caxias do Sul. Como demonstração do quanto sua administração foi positiva, acabou elegendo o candidato do PDT para o seu lugar. José Ivo Sartori é um nome dos mais respeitados na política da Serra.

A última vez que falei com ele foi na reunião do Clube dos Jornalistas de Opinião, no Plaza São Rafael. Lá, ouvi o Sartori, entre tantas outras coisas, afirmar que, como candidato, não faria nenhuma promessa. Para ele, prometer e não cumprir é o que significa de pior na política.

Ontem, olhando minha caixa de fotografias, encontrei algumas daquele tempo dos jogos entre jornalistas e deputados.
O Sartori é o terceiro, em pé, da esquerda para a direita, logo depois do Barrionuevo e do Trajano Gusmão. Eu sou o terceiro, na fila de baixo, da esquerda para a direita, logo depois do Sérgio Schuller e do deputado Erico Pegoraro.

Bom poder relembrar aquele tempo, exatamente no momento em que o Sartorão desponta como o candidato da preferência dos gaúchos, pelo menos até aqui, para ser governador do Estado.
Não tenho nenhuma dúvida que o “gringo” fará um governo inesquecível, como os que fez em Caxias do Sul.

Tomara que não se esqueça de trazer algum vinho para os amigos, quando voltar da Serra!


Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário