segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cafezinho



Resumo de informações destacadas pelos principais portais de notícias


Mercado reduz previsão de alta do PIB para 0,33%
O mercado financeiro revisou para baixo sua previsão de crescimento da economia brasileira neste ano e em 2015, informou nesta segunda-feira (15) o Banco Central, que realizou pesquisa com os economistas dos bancos na semana passada. O levantamento deu origem ao relatório de mercado, também conhecido como Focus.
A previsão dos analistas para o crescimento da economia brasileira neste ano recuou de 0,48% para 0,33%. Foi a 16ª queda seguida deste indicador. Para 2015, a previsão do mercado para a expansão do PIB caiu de 1,10% para 1,04%. (G1)


Economia deve crescer 0,33% este ano
A economia brasileira deve crescer 0,33% neste ano, de acordo com estimativa de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo Banco Central (BC). Na semana passada, a projeção estava em 0,48%. A redução na estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, vem ocorrendo há 16 semanas consecutivas. Para 2015, a projeção caiu de 1,1% para 1,04%.
Para a produção industrial, a estimativa é de queda de 1,98%, neste ano, com recuperação em 2015. Para o próximo ano, a projeção de expansão é 1,5%.
A projeção de instituições financeiras para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida em 6,29%, tanto em 2014 quanto no próximo ano.
A estimativa está acima do centro da meta (4,5%) e abaixo do limite superior (6,5%). O BC tem a função de fazer com que a inflação fique dentro da meta e um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic.(Agência Brasil)


Delação garante regime semiaberto a ex-diretor da Petrobras
ulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, pode deixar a cadeia ainda nesta semana, após assinar um acordo para delação premiada e passar as últimas duas semanas prestando depoimentos sobre o esquema de desvio de dinheiro na estatal, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo. A liberdade faz parte do acordo firmado entre Costa e o Ministério Público Federal no Paraná, segundo fontes do Judiciário ouvidas pelo jornal.
A denúncia inclui dezenas de políticos de partidos da base de apoio da presidente Dilma Rousseff como supostos beneficiários de um esquema de propinas na petroleira.
O acordo de delação é similar a um contrato repleto de cláusulas. Mesmo colaborando com as investigações, o ex-diretor da Petrobras deverá ser condenado a uma pena de aproximadamente cinco anos. Isso o garantiria, ao final do processo, o direito ao regime semiaberto, em que o sentenciado a uma pena menor do que oito anos de prisão pode trabalhar durante o dia fora da cadeia, mas tem que voltar ao presídio no início da noite. Dessa maneira, a progressão da pena poderia possibilitá-lo ao regime aberto em poucos meses. (Terra)


Chefe do Comando de Operações Especiais da PM é preso no Rio

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), em conjunto com agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), fazem, desde as primeiras horas de hoje (15), a Operação Compadre 2, com a finalidade de cumprir 25 mandados de prisão, sendo 24  contra policiais militares (PMs), entre eles, seis oficiais superiores, além de 43 buscas e apreensões.
Entre os presos está o coronel da PM Alexandre Fontenelle Ribeiro de Oliveira, atualmente chefe do Comando de Operações Especiais, a quem estão subordinados os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque e de Ações com Cães. (JB)


Diretor de casa de detenção no MA é preso por suspeita de facilitar fugas

O diretor da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas (Cadet), Cláudio Henrique Bezerra Barcelos, localizada em São Luís (Maranhão), foi detido preventivamente, na manhã desta segunda-feira (15), por policiais civis da Superintendência Estadual de Investigações Criminais.
Segundo a polícia, a primeira fase de investigações apontou que Barcelos teria facilitado a fuga dos assaltantes de banco identificados como José Wilson Pereira, Paulo Leandro Maciel da Silva e Rodrigo Bezerra Lima Nunes
O superintendente da Seic, delegado Luís Jorge dos Santos Matos, disse que a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Barcelos e no escritório dele, onde foram apreendidos aparelhos eletrônicos, notebooks, documentos e um cartão de crédito no nome de um ex-preso da Cadet.(UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário