sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Bom Dia!

E aí, já decidiu?


Hoje faltam exatamente 30 dias para as eleições em primeiro turno. No dia 5 de outubro, os brasileiros decidirão se querem já um novo presidente e um novo governador ou se desejam pensar mais um pouco e decidir no segundo turno. Escolherão também seus senadores, deputados estaduais e federais. Claro que muita gente já tem seus candidatos escolhidos, mas muitos estão indecisos e aguardam até a última hora para colocar seus nomes preferidos na urna eletrônica.
Uma coisa que me preocupa, quando sinto o grande número de indecisos, é uma certa falta de consciência política dos brasileiros que acabam votando, muitas vezes, influenciados pelas pesquisas ou a pedido de amigos. E quando falo em pesquisas, me refiro ao fato de que tem muita gente que pensa em não jogar o voto fora e acaba votando em quem está na frente nos levantamentos feitos pelos institutos. Não raras vezes, acaba se arrependendo do que fez.
Na eleição deste ano, para presidente, um fato novo acabou balançando tudo e todos. A morte de Eduardo Campos trouxe Marina Silva para o palco e, com ela, milhares de eleitores que, por comoção ou por acreditarem que algo pode mudar, dizem que pretendem votar na ex-ministra. Dilma e o PT, que pensavam ter a eleição ganha, tiveram que refazer suas estratégias e passaram, de uma hora para outra, a tomar uma atitude que haviam arquivado, ou seja, o ataque pessoal contra os adversários. A verdade é que a coisa complicou e é praticamente certo que teremos segundo turno.

Mas, quando faltam 30 dias para a eleição, algumas coisas me deixam curioso. Por exemplo: Dilma diz que, se for reeleita, fará mudanças na equipe de governo, chegando a declarar que “Governo novo, equipe nova”. Bem, se ela quer ser reeleita e diz que seu governo merece mais quatro anos, vai mudar a equipe? Não foram eles, os ministros, que ajudaram a presidente a chegar neste momento considerado ideal e que merece continuar?
Uma velha máxima do futebol diz que “em time que está ganhando não se mexe”.

Outra coisa, é o que leio nos jornais de hoje; ministros tiram férias para auxiliar Dilma. Então, se os ministros são pagos com o dinheiro dos impostos que pagamos, não seria mais justo que se licenciassem, sem remuneração, do que fazer propaganda para uma candidata que nem sempre é de todos, com salários pagos por todos?

Por tudo isso, acho difícil que a maioria já tenha decidido em quem votar, principalmente quem ainda tem um pouco de consciência e pensa o melhor para o Brasil. Com tudo o que está aí, juro que sinto uma enorme dificuldade em afirmar que já tenho candidato escolhido para governar o Brasil.  Se bem que para governador, senador, deputado federal e estadual, já sei em quem votar. Para presidente, está complicado!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário