terça-feira, 23 de setembro de 2014

Bom Dia!

A ameaça das novas pesquisas!

Os institutos Datafolha e Ibope prometeram divulgar nesta quarta-feira, 24, novas pesquisas de intenção de voto para a presidência da República, para o governo do Estado e para o Senado. Faltando 10 dias para as eleições, o nervosismo aumenta nos comitês de campanha. Os que estão na frente torcendo para que a diferença aumente. Os que vem atrás, torcendo por uma aproximação com os ponteiros. Para alguns, a possibilidade de segundo turno se transforma em fio de esperança. Amanhã, as pesquisas podem significar a alegria de alguns e a desesperança de outros.

Tenho batido, nos últimos dias, naquilo que considero o lixo que vem sendo utilizado por alguns partidos e candidatos nesta campanha. Acho que nunca tinha visto algo parecido. A possibilidade de derrota ou de maior dificuldade para chegar ao topo, vem transformando candidatos e militantes em verdadeiros agressores. Procuram tudo o que possa denegrir a vida, inclusive pessoal, de seus concorrentes que, na verdade, passaram a ser tratados como inimigos.

Agora mesmo acabo de leer que o candidato petista, em caminhada por São Leopoldo, voltou sua falação contra a candidata que está em primeiro lugar nas pesquisas. E voltou a bater na velha e conhecida tecla de que o Rio Grande do Sul voltou a crescer e, no pensamento de alguns, a existir, nos últimos 12 anos. “O que eles querem é interromper este processo”, disse o candidato. E voltou, como tem feito permanentemente, a falar na governadora que lhe antecedeu, fazendo uma comparação entre ela e a candidata do PP.

O que impressiona mais, é saber que muita gente acredita nos números que são divulgados em termos de progresso, de aumento de investimentos, em melhorias para tudo e para todos. E impressiona mais quando se escuta o governo federal anunciar que reduziu para 0,3% a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2014. Em 2013, a expectativa era de um crescimento superior a 4%. A culpa, provavelmente, deve ser da crise mundial, dos americanos ou, como afirmam alguns, da Veja, da Globo ou da RBS.

Ainda bem que faltam poucos dias para a eleição e que o brasileiro que vai votar, está tomando conhecimento de toda esta baixaria. Quem sabe o eleitor se conscientiza e vota em quem realmente pode mudar o Brasil e não em quem usa todo o lixo e baixaria possíveis para tentar superar a ameaça das pesquisas.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário