domingo, 21 de setembro de 2014

Bom Dia!

O lado sujo das eleições!

Faltam duas semanas para as eleições no Brasil. Vamos escolher presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Um momento muito sério na vida de cada eleitor brasileiro. Um momento muito sério para o Brasil.

Meu primeiro voto, faz muitos anos, foi em candidatos que me convenceram pelo posicionamento, pelo que mostravam ser e pelas propostas. Com raríssimas exceções, tive a felicidade de sempre acertar e de ver meus candidatos cumprindo o que prometeram. Naquele tempo, a política era coisa muito mais séria. Os candidatos pregavam e lutavam por seis ideais. Muito pouco se escutava ou lia sobre denúncias, principalmente envolvendo o lado pessoal de quem disputava um cargo nas eleições.

Hoje, lamentavelmente, tudo mudou muito, a começar pela qualificação dos candidatos. Pessoas que não reúnem condições mínimas ocupar cargos em governos ou parlamentos, se apresentam como disputantes. Fazem meia dúzia de votos e passam a aguardar a próxima eleição, quando serão candidatos novamente.

Muito mais triste e preocupante, porém, é assistir, ler e ouvir os ataques pessoais, principalmente de militantes que, sem qualquer responsabilidade, ficam jogando lama e tentando atingir a honra e a dignidade de seus adversários. Na verdade, para eles, inimigos e não adversários políticos. São transformados em verdadeiros marionetes que se limitam a  obedecer, irracionalmente, seus manipuladores.

Sem contar os veículos, grandes, pequenos e nanicos, os portais, blogs e participantes de redes sociais. É um mar de denúncias contra, indistintamente, todos os candidatos. Apaixonadamente, alguns buscam coisas menores e nelas se agarram para tentar destruir a imagem do candidato adversário, principalmente se ele estiver liderando as pesquisas.
Não há qualquer preocupação com as intenções, com as propostas e posicionamento de quem concorre e não é do partido de quem critica. Denunciam e agridem simplesmente pelo prazer de denunciar e agredir. Claro que muitos são verdadeiros profissionais à serviço de um partido ou de uma candidatura.

Não sou e nunca desejei ser o dono da verdade, mas aconselho a quem estiver pensando ainda em quem votar, que tenha um cuidado muito grande com o mar de denúncias, algumas caluniosas, que aparecem em blogs, sites e redes sociais, principalmente.
Escolha um candidato em quem confia, em quem acredita e jamais se deixe levar pela denúncia fácil, mas sempre eleitoreira. Uma insinuação maldosa, que não se sustenta pela fragilidade, que será derrubada logo ali adiante, pode mudar uma eleição. Tome cuidado.
Infelizmente, nestas duas semanas finais, conviveremos cada vez mais com o lado sujo das eleições.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário