sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bom Dia!

A força das mulheres!


Um amigo meu, companheiro de botecos, muitas histórias e risadas, o Chico, sempre afirmou que “se existem mais mulheres do que homem, alguém deve estar levando vantagem’, e logo explicava; ‘eu só tenho uma, então tem alguém com mais de uma’. E a gente ria fazendo os cálculos para ver quantas faltavam para que se atingisse, pelo menos , a média.

Lembrei dele ao ler que o Brasil tem quase 6 milhões de mulheres a mais do que homens. Só no Rio Grande do Sul, o número de mulheres supera o de homens em 400 mil. Enquanto isso, o número de solteiros vem aumentando e o de casados sendo reduzido. Ou é gente que não quer casar ou é casado que acaba se separando. E uma nova vitória das mulheres diz respeito ao número de solteiros entre 20 e 29 anos. Enquanto a quantidade de solteiros caiu 1% entre 2012 e 2013, o de solteiras aumentou 2,2%.

Mas os números da pesquisa do IBGE, que serviram para a abertura deste comentário, não ficam apenas na quantidade de mulheres em relação aos brasileiros. Ficamos sabendo, por exemplo, que o país tem menos crianças e mais idosos. Pessoas acima de 60 anos somam 26,1 milhões no Brasil.

Um outro dado, mostra que o rendimento dos mais ricos sobe mais do que o dos mais pobres. Em 2013, por exemplo, os 10% mais pobres receberam, em média, R$ 235 por mês, enquanto os 10% mais ricos ganharam, em media, R$ 6.930 mensalmente. Quem sabe este número explique o tamanho da desproporção entre a riqueza e a miséria no Brasil. Por mais que o governo se esforce em tentar mostrar que a diferença diminuiu, o argumento desaparece diante destes dados. Enquanto alguns recebem salários altíssimos, outros vivem, ou tentam viver, com valores quase miseráveis.

A pesquisa ainda mostra que 50% dos brasileiros estão conectados à Internet, que o saneamento básico melhorou, que em quase metade dos lares brasileiros, pelo menos uma pessoa tem carro e que a taxa de desemprego, desde 2009, subiu pela primeira vez.
Um retrato, no mínimo aproximado, da real situação brasileira. Existem os que se contentam com estes números e acham que tudo está bem. Eu, particularmente, acho que é preciso muito mais para  me considerar um brasileiro tranqüilo.

Voltando ao número de mulheres, mesmo considerando os comentários do Chico, posso garantir que estou satisfeito com a que tenho. Se bem que ele, preconceituosamente, sempre afirmou que “trocar de mulher é trocar de problema, então imagina ter mais de uma”. Como não tenho problemas...

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário