quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bom Dia!

Pesquisa é coisa séria?

Ainda bem que posso garantir que faz muito tempo que sou absolutamente contra a divulgação de pesquisas, da maneira como é feita no Brasil. Principalmente aquelas que são pagas, e acho que todas são, por empresas que, é certo, têm algum interesse no resultado. A coisa se transformou num negócio tão lucrativo, que já não se sabe quantos institutos (?) de pesquisa existem no Brasil. Cada dia aparece algum.
E os números vão surgindo conforme os interesses de cada contratante. Numa hora alguém está na frente, de repente o outro reage, alguns nem aparecem, o que é natural, pois não reúnem as mínimas condições. Mas as pesquisas vão aparecendo, agora quase que diariamente, para mostrar que, segundo elas, este ou aquele candidato deverá ganhar a eleição.

Na minha maneira de entender, pesquisa deveria ser feita logo após o lançamento de todas as candidaturas e somente uma outra de boca de urna. Ficar divulgando números de interesses comerciais ou partidários, serve somente para induzir quem não sabe em quem votar. Aliás, nestas eleições, salvo honrosas exceções, está muito difícil escolher e decidir que é o melhor, ou menos pior.

Desde criança, e já faz muitos anos, aprendi que quase ninguém gosta de apostar em quem vai perder. Todo mundo gosta de ganhar. É natural. Daí que olhando as pesquisas, o eleitor começa a encaminhar seu voto, muitas vezes sem analisar o que é melhor ou pior, para quem está na frente. Sem contar a pesquisa feita em cima de fato trágico como a morte de Eduardo Campos. Daí é sacanagem, pois era absolutamente previsível que a opinião seria baseada na emoção. Não deu outra.

De ontem para hoje, no mínimo três institutos divulgaram pesquisas, todas meio parecidas, mas de certa forma divergentes. Em quem confiar? Em qual pesquisa acreditar? Isso sem falar que, pelo menos até hoje, não conheço alguém que tenha sido pesquisado por um dos chamados grandes institutos. Acho que até o público alvo é minuciosamente escolhido.

Nas próximas eleições, vão acabar com os cavaletes em nome da limpeza da cidade. Quem sabe acabam com as pesquisas em nome da limpeza do pleito?

Tenham todos um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário