segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PIB em 2014

Mercado reduz projeção  para 0,79%

O mercado reduziu nessa segunda-feira, 18, pela 12ª vez consecutiva, as perspectivas para o desempenho da economia neste ano. Segundo o Boletim Focus do Banco Central, agora economistas acreditam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve fechar 2014 em alta de 0,79%. Na semana passada, as projeções apontavam para um crescimento de 0,81%. Há quatro semanas, a expectativa era de 0,97%. 
A diminuição das projeções ocorre após o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontar recuo de 1,20% da atividade econômica no segundo trimestre, o que para alguns especialistas já acendeu o sinal amarelo de que pode haver recessão da economia no período. O IBGE divulga o PIB no dia 29 de agosto.
As sucessivas quedas das estimativas para este indicador vêm chamando a atenção até da imprensa internacional. Na semana passada, a edição online do jornal britânico Financial Times comparou as projeções da pesquisa Focus do Banco Central com a "dança da cordinha", argumentando que, a cada rodada, a previsão para o crescimento do Brasil cai mais um pouco. A publicação aponta, porém, que os eleitores do País não parecem estar incomodados com esse cenário. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário