segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cafezinho





Resumo de informações de jornais e portais de notícias






Chefe jurídico da Petrobras participou de reunião sobre CPU

O chefe do departamento jurídico do escritório da Petrobrás em Brasília, Leonan Calderaro Filho, participou da reunião gravada em vídeo, divulgado na edição deste fim de semana da revista Veja, na qual teria sido discutida a "cola" das perguntas e respostas que seriam feitas pelos senadores na CPI da Petrobrás aos investigados da petroleira. Os citados pela reportagem negam a combinação dos depoimentos. (Estadão)

Dilma diz que cabe ao Congresso explicar suposta fraude na CPI

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (4) que cabe ao Congresso Nacional explicar a denúncia de suposto favorecimento a ex-dirigentes da Petrobras convocados para prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada no Senado para investigar a estatal do petróleo. A chefe do Executivo viajou a São Paulo nesta segunda exclusivamente para visitar um posto de saúde na periferia do município de Guarulhos, na região metropolitana.(G1)

Norma prevê que escolas do Estado não podem mais expulsar alunos

Um parecer em análise pelo Conselho Estadual de Educação (CEED) causa polêmica entre as entidades de ensino. Está sendo debatida uma norma que impediria as escolas de suspender, afastar ou expulsar alunos, mesmo os envolvidos em transgressões disciplinares. A proposta, que ainda é estudada e debatida pelo órgão, defende que o direito do aluno de estudar não pode ser revogado por nenhuma instituição de ensino, tanto privada quanto pública.
A norma prevê que não cabe à escola definir a transferência compulsória de qualquer discente, obrigando-o a deixar de estudar em determinada instituição ou a estudar em outra. Tal resolução seria aplicada em todos os casos, independentemente de o estudante ter histórico violento ou como infrator, dentro ou fora da escola. (ClicRBS)

Partidos podem substituir candidatos até esta quarta

Os candidatos às Eleições 2014 para os cargos de deputado federal, estadual e distrital que tiveram registros indeferidos, cancelados ou cassados poderão ser substituídos por seus respectivos partidos ou coligações até esta quarta-feira (6). A regra, prevista na Resolução do Tribunal Eleitoral (TSE) ° 23.405 e na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), também vale para aqueles que renunciaram ou foram expulsos de seus partidos. 
Para os candidatos a presidente da República, governador e senador, a substituição poderá ser feita até 20 dias antes das eleições. O prazo é menor que o estabelecido no pleito de 2012, quando a mudança poderia acontecer até a véspera da votação. 
Ainda no caso das eleições majoritárias, se o candidato for de alguma coligação, deverá ser substituído por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer legenda dela integrante. (Terra)

Ebola já matou 887 pessoas na África, diz OMS

Segundo organização, 1.603 casos foram registrados até o dia 1º de agosto. Número de casos na Nigéria subiu para quatro

Um novo balanço da Organização Mundial da Saúde divulgado nesta segunda-feira (4) mostra que a epidemia do vírus ebola já matou 887 pessoas na África Ocidental. De acordo com a OMS, 1.603 casos foram confirmados até dia 1º de agosto. (IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário